Skip to main content
08 setembro 2023
Follow Us

3 Relatórios estratégicos que todas as empresas deveriam ter  

Acreditamos tanto no nosso trabalho e nos resultados das nossas entregas, que decidimos partilhar com outras empresas aquilo que tem resultado tão bem com os nossos clientes: relatórios poderosos que ajudam a impulsionar as vendas, a gestão de projetos e os ativos mais valiosos das empresas: as pessoas que ali trabalham. 

 Relatórios estratégicos que ajudam as empresas a: 

  • Aprofundar a análise dos dados,  
  • Tomar decisões mais assertivas e embasadas, 
  • Minimizar perdas e prejuízos, 
  • Mapear os riscos 
  • Planear novas estratégias 
  • E muito mais 

 Desse modo, selecionamos alguns relatórios que já criámos para vos mostrar o poder da análise de dados. 

 Relatório de Vendas: Power BI 

  1. Permite ao utilizador realizar análises estatísticas mais avançadas, como por exemplo, análises de cluster, regras de associação, modelos preditivos de Churn.  
  2. Dessa forma, conseguimos descobrir quais produtos são comprados em conjunto e até mesmo, sugerir aos clientes produtos similares. E mais, aliados às técnicas de marketing, pode-se disparar emails, a partir do próprio Power BI, com campanhas promocionais. 
  3. Análises por vendedores, com intuito de acompanhar quais são os melhores ou os piores a nível de faturação. Ou mesmo se atingiram as metas estipuladas ou não. 
  4. Análises RFV. Que é um modelo analítico que segmenta os clientes com base em 3 pilares: recência, frequência e valor. Ou seja, ela permite que as empresas identifiquem grupos de clientes com maior potencial de retorno e personalizem suas estratégias de marketing de acordo com as necessidades e comportamentos de cada segmento. 
  5. No modelo de Churn, temos a indicação de qual é a taxa de cancelamento dos clientes ou de não renovação de contratos. 

1ChurnModel.png

2CrossSell.png

Relatório de recursos humanos: Power BI 

  1. Fazer a gestão de pessoas já é difícil, imagina ainda ter tempo para criar relatórios? Nós temos a solução! Esse relatório engloba diversos indicadores importante deste segmento, como turnover (rotatividade dos colaboradores), massa salarial dos colaboradores, nº de contratações, nº de demissões, colaboradores ativos, quantidade de demissões etc 
  2. Também damos aos gestores a possibilidade de simular o salário dos colaboradores, de acordo com as regras de taxas de IRS e segurança social.  
  3. Análise do perfil dos funcionários 
  4. E mais, temos também um modelo preditivo que nos ajuda a detetar quais são os colaboradores com as maiores probabilidades de abandonarem a empresa. 

3Contratacoes.png

4Perfil.png

 Relatório de Gestão de Projetos: Power BI 

  1. Ser organizado já é bom, imagina ter tudo automatizado para gerir os projetos ou investimentos a decorrer? 
  2. Esse relatório nos ajuda a identificar quantos e quais projetos estão abertos, finalizados, a decorrer e principalmente, aqueles que constam como abertos no sistema, mas que já deveriam ter sido finalizados. 
  3. Dentro do próprio Power BI temos processos automatizados para disparar, automaticamente, emails e mensagens no Teams, para os gestores responsáveis pelos projetos que constam como atrasados. Dessa forma, os gestores conseguem fazer um apuramento dos projetos com maior acurácia e precisão. 
  4. Também disponibilizamos as análises num gráfico de gantt, de modo a acompanharmos a evolução dos projetos ao longo do tempo, bem como os seus eventuais desvios. 
  5. Outras mais valias desse relatório é que também disponibilizamos para os gestores a análise detalhada por projeto, fornecedor e por fatura. Desse modo, cada etapa segue sendo acompanhada de perto. 

5GestaoProjetos.png

6Projetos.png

Selecionamos apenas esses 3 relatórios, mas temos muitos outros que podem te ajudar a alavancar a sua empresa. 

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email