Compreender os verdadeiros princípios do desenvolvimento ágil dá às empresas e organizações a capacidade de trabalharem mais rápido, aumentando a eficiência e o sucesso dos seus produtos, podendo até criar valor real e duradouro.

Nos últimos meses fui tendo a oportunidade de sublinhar as inúmeras vantagens e facilidades de utilizar o PowerApps como forma a simplificar e automatizar o acesso à informação da empresa por parte dos seus colaboradores. Já vimos que, numa questão de minutos, é então possível criar uma aplicação móvel ligada à origem de dados da sua empresa e distribuí-la imediatamente pelos diferentes membros e equipas. Em certas situações poderá, no entanto, preferir reservar o acesso a alguns dos dados ou funcionalidades da sua aplicação a apenas alguns membros específicos. Neste artigo, irei introduzir algumas breves ideias que o ajudarão a personalizar a interação de diferentes colaboradores, e as suas aplicações. 

Já alguma vez necessitou digitalizar uma fatura ou outro documento com tabelas, para o Excel? Agora já é possível fazê-lo, bastando tirar uma simples fotografia. A Microsoft criou um recurso que, recorrendo à Inteligência Artificial, permite converter uma imagem numa folha de cálculo. Hoje vamos debruçar-nos sobre este recurso da Microsoft e tentar perceber a sua potencialidade.

A taxa de crescimento do volume de negócios é um dos indicadores mais importantes para a maioria das empresas. No entanto, em muitas, parece existir uma certa dificuldade em definir e calcular essa taxa, seja porque estão em setores de atividade expostos a altos e baixos que a fazem oscilar com muita volatilidade, seja porque se reportam a períodos temporais ainda a decorrer e que, por conseguinte, não fornecem a base completa para o cálculo. Neste artigo, vamos ver como usar a linguagem DAX e efetuar o cálculo com referência aos últimos doze meses como uma alternativa melhor.

O Power BI Desktop inclui agora um algoritmo de inteligência artificial (mais um!) que determina os fatores com mais impacto num resultado. Este algoritmo ajuda a compreender rapidamente diversas questões de interesse prático: seja a razão por que os nossos clientes nos classificaram tão bem (ou mal) no último inquérito de satisfação, os fatores que explicam os resultados acima (ou abaixo) do previsto ou a descobrir as razões que determinam o elevado número de entregas em atraso este ano.

Olá! O artigo desta semana é sobre as tendências tecnológicas que irão dominar a nossa vida num futuro não muito longe. O avanço tecnológico que temos vindo a testemunhar traduz-se no aparecimento de novas tendências tecnológicas, cada vez mais avançadas e melhores, que vão ganhando um lugar primordial no nosso quotidiano pessoal e profissional. Hoje vamos debruçar-nos sobre algumas das muitas que existem e que consideramos as mais importantes.