Kanban é uma palavra de origem japonesa e significa cartão ou sinalização. Quando aplicado em gestão, o conceito é Cartão de sinalização. É também conhecido como Gestão Visual. No artigo de hoje, vamos ver como surgiu e como se utiliza esta metodologia tão simples e prática.

A metodologia Lean é algo que está em voga e que toda a gente fala. Os gestores têm particular interesse nela e acompanham toda a sua implementação, mesmo os processos necessários para a mesma acontecer. Utilizar a metodologia Lean é um exercício Agile, e este artigo vem no seguimento dos que tenho estado a fazer relativos ao tema. Vamos então ver o que é a metodologia Lean.

Uma das questões mais recorrentes no desenvolvimento de soluções de tecnologia de BI é a de permitir a comparação de valores reais com os valores orçamentados. O orçamento continua a ser uma peça essencial à gestão financeira das empresas porque permite disciplinar as ações da gestão orientando-as para os objetivos e, através da análise de desvios, ajudar a compreender como as consequências das ações da gestão resultaram abaixo ou acima do previsto durante a fase de planeamento – e assim agir novamente em ciclo reforçando as ações com desvios favoráveis e corrigindo aquelas que resultaram negativamente.

A Microsoft acaba de lançar um novo serviço com novas capacidades de inteligência artificial, ‘AI Builder’, um conjunto de modelos que lhe irão permitir integrar técnicas avançadas de inteligência artificial no desenvolvimento das suas aplicações, tornando-as mais inteligentes, e sem qualquer necessidade de saber programar. A par do desenvolvimento de aplicações low-code, a Microsoft ajuda as empresas a dar passos seguros em direção à era da digitalização.

Nesta segunda parte da nossa série dedicada à segmentação de clientes com R e Power BI, vamos analisar um conjunto de dados com transações de uma empresa de distribuição para agrupar os clientes de acordo com características comuns. Como referido no artigo anterior, este trabalho permitir-nos-á conhecer melhor o cliente e desenvolver estratégias de marketing diferenciadas para cada segmento (cluster). No entanto, desta vez, vamos recorrer não só a variáveis numéricas, mas também a variáveis categóricas.

No seguimento do meu último artigo, “Organizações Ágeis: o segredo para responder rapidamente às mudanças”, hoje vamos abordar o Scrum, desde a sua definição à sua aplicabilidade prática.