16 janeiro 2018

Como aplicar a formatação condicional no Excel

Escrito por Vasco Nogueira

A formatação condicional aplica-se tipicamente a um conjunto de células e dá-nos informação diferente, dependendo do conteúdo de cada célula. Podemos usar a formatação condicional para marcar diferenças, indicar valores relativos, destacar valores específicos ou duplicados, etc. A formatação condicional é dinâmica, portanto, quando os valores mudam, a formatação será ajustada automaticamente.

09 janeiro 2018

Power Query: entender a Linguagem M

Escrito por Vasco Nogueira

Uma das características principais do Power Query é o poder de filtrar e combinar, isto é, “triturar” dados de um ou vários suportes de fontes de dados.

Estes dados “triturados” exprimem-se usando a Linguagem de Fórmulas do Power Query, conhecida como "M". O Power Query afixa os documentos M em livros do Excel para permitir a trituração repetível de dados.

A linguagem de Fórmulas do Power Query é uma linguagem otimizada para construir “queries” para modelar dados. É um tipo de linguagem semelhante a F#, que pode ser usada com o Power Query no Excel, «Obter e Transformar» no Excel 2016 e no Power BI Desktop .

21 dezembro 2017

Cloud computing: está preparado?

Escrito por Vasco Nogueira

A Computação em Nuvem (em inglês, Cloud Computing) evoluiu de uma tecnologia disruptiva para uma inovação válida nas áreas das Tecnologias de Informação e nos modelos de negócio adaptados e adotados pelas empresas que perceberam o seu valor. De uma forma muito simples, a computação em nuvem significa guardar e aceder a dados e softwares pela Internet em vez de utilizar a unidade de disco rígido do nosso computador.

19 dezembro 2017

Inteligência Artificial: oportunidade ou ameaça?

Escrito por Vasco Nogueira

A Inteligência Artificial (Artificial Intelligence, em inglês) é já um dos temas incontornáveis da atualidade. Bilhões de gigabytes de dados produzidos a cada dia, agrupados por dispositivos ligados em rede são o combustível perfeito para o desenvolvimento e crescimento desta tecnologia disruptiva.

A Inteligência Artificial é, no fundo, a simulação dos processos da inteligência humana feita por máquinas, especialmente por sistemas de computador. Estes processos incluem a aprendizagem (aprender com os erros), o raciocínio (aplicar regras lógicas para chegar a uma conclusão), reconhecer padrões (padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) e a inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do dia-a-dia).

15 dezembro 2017

As 7 funções no Excel que deve dominar

Escrito por Vasco Nogueira

Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, numa determinada ordem ou estrutura. As Funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

13 dezembro 2017

Internet das Coisas: evolução ou revolução?

Escrito por Vasco Nogueira

Provavelmente já ouviu o termo "Internet das Coisas" (em inglês, Internet of Things) em algum momento. No entanto, vai ouvi-lo mais no futuro, pelo que deve compreender o que é ou o que significa. A Internet das Coisas é uma realidade, compreendendo várias tecnologias e, ao mesmo tempo, fazendo parte de um quadro tecnológico e social/de negócio mais largo.

É, por isso, sem dúvida, o maior desafio colocados às empresas, entidades, organizações e pessoas nos próximos anos. Este sistema relacionado de aparelhos inteligentes, com capacidade de armazenar, processar e de transferir dados sem necessitar de interação, gera oportunidades que as empresas têm de conseguir converter em (novos) negócios rentáveis.