Skip to main content
15 abril 2024
Follow Us

Modelos AI para extrair informações de documentos

Nos tempos atuais temos assistido a um avanço significativo da Inteligência Artificial. A partir do AI Hub da Power Platform podemos criar diversos modelos de IA que nos permitem fazer diferentes tarefas. O AI Hub permite-nos criar modelos para extrair informações de documentos, modelos que detetem o sentimento proveniente de um texto, modelos que classificam o feedback dado por clientes e separam por categorias definidas. Neste artigo, vamos abordar o modelo para extração de informações de documentos. Este tipo de modelos pode ser utilizado para faturas, fichas de segurança, extratos bancários, CV’s e muito mais. Hoje iremos CV’s como os nossos documentos.

Vamos então começar pela criação do modelo! Primeiro devemos selecionar que tipo de modelo desejamos criar. Para extrair informação de documentos devemos selecionar o modelo “Extract custom information from documents”.

img1

 

Após esta seleção, somos confrontados com uma nova escolha. Devemos agora selecionar qual o tipo de documento que o modelo irá receber. Neste momento temos três opções: documentos estruturados, documentos não estruturados e faturas. Os CV’s podem, e o mais provável é mesmo serem, diferentes uns dos outros. Sendo assim, devemos selecionar documentos não estruturados.

 

img2

 

O passo seguinte é o de seleção de campos que pretendemos que o modelo extraia. Para os CV’s vamos definir 5 campos: nome, email, contacto, formação e sobre mim.

 

img3

 

Tendo os campos definidos, devemos, em seguida, criar uma coleção onde adicionamos alguns CV’s que servirão para testar o nosso modelo.

 

img4

 

Antes de terminarmos a criação do modelo de IA, falta-nos apenas fazer o mapeamento dos campos nos CV’s de teste que fizemos upload. Este mapeamento serve para o modelo confirmar que faz o mapeamento correto para outros CV’s.

 

img5

 

Para terminar, basta treinar o nosso modelo. Este passo irá demorar uns minutos mas após o treino estar concluído podemos publicar o nosso modelo e começar a utilizá-lo!

 

im6

 

E aqui temos o nosso modelo concluído! Como vimos, é rápido e fácil de criar um modelo e começar a utilizá-lo! Já se pode aventurar a criar modelos na Plataforma Power e automatizar processos de extração de informação de documentos.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email