Skip to main content
14 março 2024
Follow Us

AI Functions e a Plataforma Power

Nos dias atuais, estamos a assistir a uma tremenda evolução da Inteligência Artificial. Praticamente toda a gente já conhece ou ouviu falar do ChatGPT, a inteligência artificial que nos ajuda em inúmeras tarefas, desde a tradução ou resumo de um documento, até à escrita de um manual. No que toca à Plataforma Power, também a Inteligência Artificial aqui chegou. Já é possível desenvolvermos uma app a partir de uma frase no copilot, o que é incrivelmente prático numa fase inicial de construção de uma app. E até a nível de código, porque claro, low code não é no code, já existe uma série de funções à nossa disposição! O meu nome é Rui Couto e neste artigo, juntos, vamos explorar estas funções.

 

As funções das quais vamos falar hoje são fornecidas pelo Dataverse e podem ser utilizadas em aplicações Power Apps ou fluxos do Power Automate. As funções de IA são então:

  • AIClassify
  • AIExtract
  • AIReply
  • AISentiment
  • AISummarize
  • AITranslate

 

AIClassify

Esta função classifica o texto por categorias que devem ser fornecidas. Imaginemos uma lista de categorias para classificar os problemas apresentados pelos clientes (Faturação, Questões, Licenciamento). Numa aplicação, ao obtermos uma mensagem de um cliente, esta função permitiria classificar a mensagem pelas diferentes categorias.

Para utilizarmos a função devemos colocar o seguinte código:

AIClassify ( Text, Categories )

Text – É o texto que irá ser classificado e é um campo obrigatório

Categories – É o conjunto de categorias pelas quais se pode classificar o campo Text. Este campo é também obrigatório.

 

AIExtract

AIExtract extrai entidades específicas, tais como números de registo, números de telefone ou nomes de pessoas. É importante notar que esta função ainda está em desenvolvimento e podem ocorrer erros ao ser utilizada.

Para utilizarmos a função devemos colocar o seguinte código:

AIExtract ( Text, Entity )

Text – Pode ser uma frase ou um conjunto de frases. É o texto de onde vai ser extraída a informação e é um campo obrigatório.

Entity – É o nome do campo que pretendemos extrair. É, também, um campo obrigatório.

 

AIReply

Esta função escreve uma resposta a uma mensagem que o utilizador da aplicação fornece. Por exemplo, um utilizador de uma app de stock escreve a mensagem “Ainda temos produto X?” ao qual iria receber uma mensagem da App respondendo se sim ou se não.

Para utilizarmos a função devemos colocar o seguinte código:

AIReply ( Text )

Text – Mensagem introduzida pelo utilizador ao qual a App deve fornecer uma resposta. É um campo obrigatório.

 

AISentiment

A função AISentiment deteta o sentimento de um texto fornecido por um utilizador. Imaginemos uma secção de uma aplicação onde os utilizadores podem dar feedback sobre a experiência com a mesma. Através da mensagem que os utilizadores introduzem a função consegue detetar o sentimento da mensagem. Ao texto “A aplicação é bastante boa” a função iria devolver o sentimento como Positivo.

Para utilizarmos a função devemos colocar o seguinte código:

AISentiment ( Text )

Text – A mensagem a ser analisada. É um campo obrigatório.

 

AISummarize

A função permite resumir um texto fornecido por um utilizador. Imaginemos que um utilizador insere um texto de uma notícia, a função irá resumir o texto mantendo as informações relevantes.

Para utilizarmos a função devemos colocar o seguinte código:

AISummarize ( Text )

Text – É o texto que vai ser resumido e é um campo obrigatório.

 

AITranslate

A função, como o próprio nome indica, permite traduzir um texto para outra língua. Para esta função não é necessário especificar o idioma de origem visto que este é detetado automaticamente.

Para utilizarmos a função devemos colocar o seguinte código:

AIExtract ( Text, TargetLanguage )

Text – É o texto que irá ser traduzido e é um campo obrigatório.

TargetLanguage – É a tag correspondente ao idioma para o qual queremos traduzir o texto. Por exemplo pt para português.

 

Como podemos ver, com estas funções podemos automatizar diversos projetos o que nos permite perder menos tempo em determinadas tarefas que a inteligência artificial consegue fazer por nós. A IA está a crescer cada vez mais e é de esperar que com o avanço da mesma mais funções possam surgir na Plataforma Power. A inteligência artificial vem sem dúvida mudar muito a forma como pensamos nas nossas aplicações e nos nossos fluxos. Agora é pôr em prática o que aprendemos aqui e explorar todas as possibilidades das funções IA.

Espero que tenham gostado e até ao nosso próximo artigo!

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email