Skip to main content
08 abril 2024
Follow Us

Automatizar tarefas diárias com o Power Automate

Seja bem-vindo, mais uma vez, ao nosso blog. Há dias que sentimos que não temos tempo para tudo e que os dias cada vez passam mais rápido. Felizmente, a tecnologia avançou e com ela conseguimos ter auxílio para um grande número de tarefas do nosso dia-a-dia. Neste artigo, vamos falar de que forma o Power Automate nos pode ajudar a automatizar tarefas do nosso quotidiano.

Então que tarefas é que o Power Automate pode fazer? Desde criar listas organizadas de tarefas, acompanhamento de despesas até notificações de eventos importantes (podemos admitir, nem sempre nos lembramos dos aniversários de toda agente). São estas 3 tarefas que iremos hoje abordar aqui. Vamos começar pela lista de tarefas.

Para criarmos a lista de tarefas automática precisaríamos de criar um flow que verificasse quando um evento surgia ou num calendário ou através de um email marcado como importante. O flow iria recolher as informações sobre determinado evento e adicioná-lo a uma lista de tarefas que qualquer pessoa com acesso pudesse ver.

Passando agora para as notificações de eventos. Em boa verdade, este poderia ser um complemento ao fluxo anterior, sem ser necessário criar um novo de raiz. Em todo o caso, o fluxo deveria verificar a lista de tarefas do utilizador e enviar uma notificação caso o evento estivesse próximo. Poderíamos fazer o flow de forma que este notificasse quando uma tarefa estava a 5 dias de acontecer, a 1 dia de acontecer e a 12 horas de acontecer. Desta forma, uma pessoa teria sempre 3 alertas para que não se esquecesse do evento. Estes alertas poderiam ser enviados por email ou por mensagem de texto, ou mesmo de ambas as formas.

Quanto ao acompanhamento de despesas podíamos criar um flow que detetasse quando um recibo era enviado para o email pessoal e extraísse as informações mais relevantes de maneira a enviar esses dados para um controlo de despesas sem que seja necessário fazê-lo de forma manual.

Em resumo, o Power Automate emerge como uma ferramenta valiosa para simplificar e otimizar o nosso dia-a-dia, aliviando-nos da carga de tarefas repetitivas e permitindo-nos focar em atividades mais significativas. Com a sua ajuda, podemos garantir que não deixamos escapar eventos importantes, mantemos as nossas finanças sob controle e aproveitamos ao máximo o nosso tempo. Em última análise, o Power Automate representa um passo significativo em direção à simplificação de nossa vida digital, capacitando-nos a realizar mais com menos esforço.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email