Skip to main content
28 junho 2023
Follow Us

Fabric: o novo ecossistema da Microsoft. Uma solução de análise unificada para a era da IA

O mundo de hoje está repleto de fluxo contínuo de dados dos dispositivos que usamos, dos aplicativos que construímos e das interações que temos. 

Organizações de todos os setores aproveitaram esses dados para transformar digitalmente e obter vantagens competitivas. 

E agora, quando entramos numa nova era definida por Al, esses dados estão a tornar-se ainda mais importantes. 

Os serviços de IA generativa e de modelo de linguagem, como o Azure Open IA Service, permitem que os clientes usem e criem experiências diárias de IA que estão reinventando a maneira como os funcionários gastam o seu tempo.  

Potenciar experiências de IA específicas da organização requer um fornecimento constante de dados limpos de um sistema analítico bem gerenciado e altamente integrado. Mas os sistemas analíticos da maioria das organizações são um labirinto de serviços especializados e desconectados. 

E não é de admirar, dado o mercado de tecnologia de IA e dados altamente fragmentados, com centenas de fornecedores e milhares de serviços. Os clientes devem unir um conjunto complexo de serviços desconectados de vários fornecedores e incorrer nos custos e ônus de fazer esses serviços funcionarem juntos. 

É por isso que apresentamos uma nova inovação - o Microsoft Fabric - um produto de análise de ponta a ponta centrado no ser humano que reúne dados e ferramentas de análise em um só lugar. O Fabric integra tecnologias comprovadas como Azure Data Factory, Azure Synapse e Microsoft Power BI num único produto unificado, capacitando dados e profissionais de negócios para liberar o potencial dos dados e estabelecer as bases para a era da IA.  

O que é o Fabric ? 

02 what is fabric

 

É um produto Sass. Ou seja, aluga o software + a infraestrutura e paga apenas pelo que usar.  

Na própria documentação da Microsoft ela cita: 

“O Microsoft Fabric é uma solução de análise tudo-em-um para empresas que abrange tudo, desde o movimento de dados à ciência de dados, Real-Time Analytics e business intelligence. Oferece um conjunto abrangente de serviços, incluindo data lake, engenharia de dados e integração de dados, tudo num único local. 

Com os Recursos de Infraestrutura, não precisa de juntar serviços diferentes de vários fornecedores. Em vez disso, pode desfrutar de um produto altamente integrado, ponto a ponto e fácil de utilizar, concebido para simplificar as suas necessidades analíticas. 

A plataforma baseia-se numa base de Software como Serviço (SaaS), que leva a simplicidade e a integração a um novo nível. 

Os recursos de infraestrutura reúnem experiências como Engenheria de Dados, Data Factory, Ciência de Dados, Data Warehouse, Real-Time Analytics e Power BI numa base SaaS partilhada. Esta integração fornece as seguintes vantagens: 

  • Uma vasta gama de análises profundamente integradas na indústria. 
  • Experiências partilhadas em experiências familiares e fáceis de aprender. 
  • Os programadores podem aceder e reutilizar facilmente todos os recursos. 
  • Um data lake unificado que lhe permite manter os dados onde estão enquanto utiliza as suas ferramentas de análise preferidas. 
  • Administração centralizada e governação em todas as experiências. 

Com a experiência SaaS do Microsoft Fabric, todos os dados e os serviços estão totalmente integrados. As equipas de TI podem configurar centralmente as principais capacidades empresariais e as permissões são aplicadas automaticamente em todos os serviços subjacentes. Além disso, as etiquetas de confidencialidade de dados são herdadas automaticamente nos itens no conjunto de aplicações. 

Os recursos de infraestrutura permitem que os criadores se concentrem na produção do seu melhor trabalho, libertando-os da necessidade de integrar, gerir ou compreender a infraestrutura subjacente que suporta a experiência.” 

Ou seja, é uma plataforma que permite que os utilizadores obtenham, criem, partilhem e visualizem dados de várias ferramentas, num único ambiente.  

Custo Benefício 

Sem comprometimento de longo prazo 

Diminui e aumenta quando e quanto precisar  

Pode usar por algumas horas, dias, minutos ou segundos. 

Acessibilidade 

Funciona em qualquer computador ou tablet. 

Só precisa de um navegador da web 

Escalabilidade 

Infraestrutura de clould da Microsoft  

Segurança unificada  

É possível adicionar e remover usauários 

Escala para cima e para baixo. 

Poder de processamento conforme o necessário 

Componentes do Fabric

03 what is fabric 

 

Poderá aceder via link: 

https://app.powerbi.com/home?experience=fabric 

Compreende: 

  1. Power BI 
  1. Data Factory 
  1. Data Activator 
  1. Synapse Data Engineering 
  1. Synapse Data Science 
  1. Synapse Data Warehouse 
  1. Synapse Real-Time Analytics 
  1. Power BI 

Encontre informações, monitorize o progresso e tome decisões mais rapidamente com visualizações avançadas.

  1. Data Factory 

Resolva os cenários de integração de dados e ETL mais complexos com os serviços de movimentação de dados e transformação de dados à escala da cloud. 

  1. Data Activator 

Monitorize dados para acionar alertas e ações automatizadas para que a sua organização se adapte às alterações de condições em tempo real. 

  1. Synapse Data Engineering 

Crie um lakehouse e utilize o Apache Spark para transformar e  preparar dados organizacionais para partilhar com as empresas. 

  1. Synapse Data Science 

Explore os seus dados e crie modelos de machine Learning para infundir informações preditivas nas suas soluções e aplicações de análise. 

  1. Synapse Data Warehouse 

Aumente verticalmente as suas informações ao armazenar e analizar dados num  SQL server e em formato de open data com melhor desempenho à escala de PB.  

  1. Synapse Real-Time Analytics 

Ingira, transforme e consulte rapidamente qualquer origem de dados e formato, de 1GB a 1PB, em seguida, visualize e partilhe as informações 

Pontos sensíveis ainda 

Ainda há muitas funcionalidades em preview e em fase de teste. E outras que ainda nem estão disponíveis.  

Há coisas que ainda não se sabe o custo.  

O valor das licenças é algo complexo de entender. Não conseguimos saber o quanto vamos gastar e por vezes, essa incerteza pode deixar alguns clientes incomodados. 

Veja mais sobre as licenças em: 

https://learn.microsoft.com/en-us/fabric/enterprise/buy-subscription 

04 what is fabric

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email