Skip to main content
19 setembro 2018
Follow Us

Uma forma simples de automatizar os seus relatórios de gestão a partir dos ficheiros SAFT

Os ficheiros SAFT (Standard Audit File for Tax Purposes) são ficheiros normalizados que guardam muitos dados úteis sobre a atividade de uma empresa, como a faturação, os clientes, fornecedores, produtos, preços, entre muitos outros. Por serem uma obrigação fiscal, os sistemas informáticos de faturação e contabilidade geram automaticamente este tipo de ficheiros para que sejam posteriormente entregues à Autoridade Tributária. Mas como contêm dados muito interessantes do ponto de vista do desempenho da empresa, porque não utilizá-los também como suporte à tomada de decisões de gestão?

Automatizar relatórios de gestão com base em ficheiros SAFT com o Power BI

A nossa proposta é eliminar uma boa parte do trabalho de preparação de relatórios de gestão e simplesmente depositar os ficheiros SAFT numa pasta. Todo o trabalho está feito.

Ou seja, a preparação de relatórios de gestão deixa de exigir praticamente qualquer trabalho manual. E como a nossa aplicação Power BI está construída para ler várias empresas, é possível construir relatórios de gestão não de uma empresa apenas, mas de várias empresas!

O utilizador tem também a possibilidade de partilhar o relatório com outros utilizadores e de definir quem vê o quê. Por exemplo, um gabinete de contabilidade pode partilhar o relatório com vários clientes e definir que utilizadores vão ver os dados das suas diversas empresas. Apesar do relatório ser o mesmo, os utilizadores só podem ver os dados das suas empresas!

Por outro lado, as visualizações do Power BI são interativas e permitem filtrar os dados de modo a detalhar determinados pontos de interesse e utilizar algoritmos de inteligência artificial para analisar os dados, que explicam por exemplo porque razão um determinado valor aumentou ou diminuiu ao longo do tempo.
Se precisa de acompanhar a evolução do seu negócio em qualquer lugar, também pode analisar os dados no seu telemóvel ou tablet. Os dados manter-se-ão sempre atualizados e acessíveis em qualquer lugar. É possível inclusivamente definir notificações sempre que um objetivo é atingido ou um valor está acima ou abaixo de um certo nível.

Neste relatório, focámo-nos nos pontos que nos pareceram mais importantes na análise do desempenho das empresas, nomeadamente:

  • Vendas, resultados operacionais e financeiros
  • Estrutura de gastos
  • Análise da estrutura de rendimentos
  • Indicadores financeiros 
  • Análise geográfica de clientes
  • Análise de crescimento por produto e cliente
  • Dados financeiros sob a forma de balancetes expansíveis que permitem desdobrar contas de balanço e resultados ao nível desejado.

Convido-o a ver a nossa demonstração nesta página e a interagir um pouco com esta poderosa aplicação, verá como melhorar significativamente o desempenho da sua empresa!

Questões ou comentários? Por favor, utilize a caixa abaixo!

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email