Skip to main content
23 setembro 2023
Follow Us

Human Capital – gerir os processos humanos numa aplicação desktop e mobile

Os processos associados à gestão do capital humano adquirem uma complexidade e importância consideráveis quando a organização assume uma determinada dimensão. Pensemos uma organização com apenas 10 colaboradores e na forma como organiza a gestão de ausências, o trabalho suplementar, os bancos de horas, os mapas de férias e a documentação associada a baixas médicas e outras ausências. Pensemos nos processos de aprovação, nos turnos, nos horários, no cálculo do número de dias de ausência e na gestão da força de trabalho num determinado período de tempo.

Todos estes processos podem ser geridos de forma avulsa, através de e-mails, folhas de cálculo, telefonemas ou até reuniões. Numa versão muito básica, sempre que uma colaboradora se pretende ausentar, poderá simplesmente enviar um email à sua superior hierárquica com a solicitação dessa ausência. Mas, para que a superior hierárquica possa decidir com justeza, terá de saber quem estará ausente nessa data, que feriados irão ocorrer no período, quantos dias esteve já a colaboradora ausente e quantos ainda tem disponíveis, entre outras questões.

Com apenas 10 colaboradores, gerir processos de ausência torna-se burocrático e não é difícil pensar em cenários em que os colaboradores se comparam entre si, disputando os dias mais próximos dos feriados, procurando “marcar primeiro” para obter o maior tempo possível de lazer. E há também as questões da assiduidade, da pontualidade, da flexibilidade de horários, que, apesar de tudo, nunca saíram de moda.

Por outro lado, para quem está a liderar uma equipa, é importante saber quem está ausente, quem está a trabalhar remotamente ou nas instalações da empresa, por departamento ou de forma agregada e visual. Se um determinado colaborador estiver ausente num determinado período de tempo, quem será o seu backup? E quem aprovou a sua ausência?

Para ajudar a gerir ausências, trabalho suplementar, bancos de horas, entradas e saídas, criámos a aplicação Human Capital, que correrá na plataforma Office 365 da sua empresa.

Quais as vantagens da Human Capital para gerir as ausências e a assiduidade na sua empresa?

Isto significa que terá de dispor do Office 365 para que tudo funcione, claro, mas terá algumas vantagens muito interessantes.

A primeira é que os dados dos colaboradores da sua empresa, nomes, endereços de e-mail, funções, fotos de perfil, registos de entrada e saída, ausências, documentos, etc. ficam alojados na cloud Office 365 da sua empresa. Não ficarão alojados nos servidores de um desenvolvedor externo, mas no seu próprio domínio, o que é claramente uma vantagem do ponto de vista da data governance.

A segunda é que a aplicação será instalada no domínio da sua empresa e o investimento a realizar será único, sem custos recorrentes - exceto os custos de manutenção, apoio técnico e atualizações - se optar por nos contratar esses serviços.

Para comparar os custos de uma aplicação externa com o investimento numa aplicação Human Capital, multiplique o número de utilizadores pelo custo mensal da aplicação e novamente por 12 para chegar a um custo total anual. Depois, divida o valor do investimento da Human Capital pelo valor calculado anteriormente e chegue ao payback medido em anos. E descubra em quanto tempo recuperará o seu investimento!

A terceira vantagem é a possibilidade de personalização ou de expansão. Sendo uma aplicação instalada no domínio Office 365 da sua empresa, pode acrescentar novas funcionalidades, ligar a dados de outros sistemas, criar versões personalizadas, alterar o esquema de cores ou design, entre muitas outras possibilidades.

Novas ideias para a Human Capital

Estamos neste momento a explorar novas ideias para o futuro da aplicação, ouvindo as sugestões dos nossos clientes e muitas estrelas estão ainda no ar, à espera de luz verde para descer à terra e avançar.

Gostaríamos de o ouvir. Aposto que tem ideias que nos ajudarão a evoluir ainda mais a aplicação! Utilize a caixa de comentários abaixo ou contacte-nos diretamente por email ou telefone com as suas sugestões e teremos todo o gosto em ouvir as suas ideias e para pensarmos em conjunto no seu potencial de implementação.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email