Skip to main content
04 junho 2014
Follow Us

Como calcular o custo médio ponderado do capital (WACC)

O custo médio ponderado de capital, denominado na terminologia original por weighted average cost of capital ou apenas pela sigla WACC, é usado para duas importantes funções na gestão financeira: para calcular o valor da empresa, quando usado como taxa de desconto de fluxos de caixa futuros e para avaliar a viabilidade de novos projetos, funcionando como “taxa mínima” a ser ultrapassada para justificar o seu investimento.

Como calcular o custo médio ponderado do capital (WACC)?

Como  a designação indica, o custo médio ponderado do capital é uma média. Neste caso, é a média do custo de capitais próprios e dos capitais alheios, que, como sabemos, são as fontes de financiamento da empresa.

Então, a fórmula do WACC é a seguinte:

waccEm que:

  • E corresponde ao valor do capital próprio e
  • D corresponde ao valor do capital alheio
  • rE é a taxa de custo do capital próprio
  • rD é a taxa de custo do capital alheio
  • T é a taxa de imposto

O cálculo resume-se a:

  1. Encontrar a proporção de capitais próprios e alheios no total do ativo, cálculo que facilmente se efetua a partir da análise do Balanço
  2. Encontrar a taxa de custo do capital alheio, que so obtém igualmente a partir das demonstrações financeiras ou então, se disponível, a partir dos dados de cada financiamento e respetiva taxa, calcular o custo médio dos capitais alheios
  3. Encontrar a taxa de custo do capital próprio
  4. Encontar a taxa efetiva de imposto, também disponível a partir das demonstrações financeiras

Note que ao custo do capital alheio estamos a deduzir o valor dos impostos diretos. Como na maioria das situações, os custos com o financiamento externo são dedutíveis fiscalmente, o seu custo é parcialmente compensado por esta economia fiscal.

Aos capitais próprios não podemos fazer esta dedução.

O ponto 3 acima é o que costuma ser mais problemático. Algumas empresas definem um valor arbitrário, como sendo a taxa de retorno “exigida” pelos acionistas para justificar o risco investimento na empresa. Tal pressuposto tem a grande vantagem de não exigir cálculos complexos mas carece de alguma objetividade.

Então, e principalmente para quem está de fora da empresa, será necessário encontrar um cálculo bem fundamentado para encontrar o custo dos capitais próprios. Existem pelo menos duas abordagens possíveis:

O modelo de Gordon

Através deste modelo calculamos o custo de capital com base numa projeção dos dividendos pagos aos acionistas. Essa projeção depende, por sua vez, do valor do dividendo pago atualmente e de uma taxa de crescimento esperada para os dividendos futuros.

O princípio é simples: o valor de uma ação hoje equivale ao valor presente dos fluxos de caixa dos dividendos futuros a serem pagos por essa ação. Então, se soubermos o valor atual da ação e fizermos uma previsão do valor dos dividendos futuros, teremos de igualar o valor da ação ao valor presente dos fluxos de caixa previstos, descontados a uma determinada taxa - que será igual à taxa de custo dos capitais próprios que procuramos.

Este princípio pode ser expresso matematicamente através da seguinte expressão:

gordonEm que:

  • P é a cotação atual da ação
  • Div é o valor do dividendo atual
  • g é a taxa de crescimento esperada dos dividendos futuros
  • re é a taxa de custo do capital próprio
  • O valor absoluto de g é inferior a re
  • rf é a taxa de juro isenta de risco
  • Beta é a medida de risco específica para a empresa que reflete a volatilidade das ações da empresa em relação ao mercado. É calculado através do coeficiente de regressão do retorno do investimento em ações da empesa e o retorno do mercado.
  • E(rM) é o retorno médio esperado do mercado

Vejamos um exemplo para ilustrar este conceito:

Sabendo que o valor da cotação da empresa A é atualmente de €80 e que o dividendo é igual a €4, se a empresa estima um crescimento anual dos dividendos de 10%, qual será o valor do custo médio dos capitais próprios?

Usando a expressao acima, teríamos:

80=4*(1+10%)/(rE-10%)

Resolvendo esta expressão em ordem a rE, teríamos que o custo dos capitais alheios é igual a 15,5%.

O Capital Asset Pricing Model (CAPM)

O CAPM calcula o custo de capital com base no perfil de risco da empresa e como ele se compara com a rentabilidade esperada do mercado. A fórmula deste modelo é a seguinte:

capmEm que:

Então, se a empresa A tiver um Beta igual a 2,223 e se a taxa de juro isenta de risco for igual a 3%, supondo que o retorno esperado do mercado é igual a 8,55%, poderíamos calcular o custo dos capitais próprios da seguinte forma:

rE= 3%*+2.223*(8.55%-3%) = 15.39%

Note que os Betas podem ser calculados usando as funções SLOPE ou COVAR do Excel, desde qie se disponha da informação relativa aos retornos das ações da empresa e do mercado de referência. De outro modo, há várias publicações on-line que disponibilizam o Beta para muitas empresas.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email