Skip to main content
01 maio 2024
Follow Us

Ambientes da Plataforma Power

O que é um ambiente na Plataforma Power?

Um ambiente na Plataforma Power é um "espaço organizacional" onde se pode armazenar, gerir e compartilhar diferentes objetos de uma solução de desenvolvimento. Poderão ser dados, aplicações, chatbots e fluxos. Deve imaginar-se um ambiente como uma "caixa" que contém tudo necessário para operações digitais.

Por que precisamos de ambientes?

Os ambientes são úteis porque permitem organizar e isolar diferentes partes do trabalho digital. Cada ambiente pode ser configurado para ter as suas próprias aplicações, dados e até mesmo requisitos de segurança específicos. Isto é útil quando diferentes grupos dentro da organização têm necessidades distintas.

Como configurar ambientes?

Ambiente único:
Se se está a construir algo simples, como uma única aplicação ou chatbot, pode optar-se por colocar todos os objetos num único ambiente. Isto é como ter todos os numa única cesta.

Ambientes para teste e produção:
Para projetos mais complexos, é possível criar ambientes separados para testar e produzir. Isso ajuda a garantir que as mudanças não causam problemas de operação.

Ambientes por Equipa ou Departamento:
Se diferentes equipas ou departamentos na empresa estão a trabalhar em coisas diferentes, pode criar-se ambientes específicos para cada um. Cada ambiente contém o relevante para cada equipa ou departamento.

Ambientes Globais:
Se a empresa tem operações globais, pode criar-se ambientes separados para diferentes filiais, por exemplo. Isto ajuda a manter as coisas organizadas e adaptadas às necessidades locais.

Resumindo, a escolha de como usar ambientes depende das necessidades específicas da sua organização e dos projetos a desenvolver. É uma maneira flexível de organizar o trabalho digital para responder às diversas necessidades da empresa.

Tipos de ambientes

Existem vários tipos de ambientes. O tipo indica a finalidade do ambiente e determina as suas características. A tabela a seguir resume os tipos atuais de ambientes que pode encontrar.

Tipo

Descrição

Segurança

Produção

Isto deve ser utilizado para realizar trabalho permanente numa organização. Pode ser criado e ser propriedade de um administrador ou qualquer pessoa com licença do Power Apps, desde que exista capacidade de base de dados disponível de 1 GB. Estes ambientes também são criados para cada base de dados Dataverse existente quando é atualizado para a versão 9.0 ou posterior. Os ambientes de produção são o que deve utilizar para todos os ambientes dos quais depende.

Controlo Completo.

Predefinição

Estes são um tipo especial de ambiente de produção. Cada inquilino tem um ambiente predefinido que é criado automaticamente.

Controlo limitado. Todos os utilizadores licenciados têm a função de criador de ambientes.

Sandbox

Estes são ambientes de não produção, que oferecem funcionalidades como copiar e repor. Os ambientes de sandbox são utilizados para o desenvolvimento e teste, separados da produção. O aprovisionamento de ambientes de sandbox podem ser restringidos aos administradores (porque a criação do ambiente de produção pode ser bloqueada), mas a conversão de uma produção para um ambiente de sandbox pode ser bloqueada.

Controlo Completo. Se for utilizado para testes, é necessário apenas o acesso de utilizador. Os programadores necessitam de acesso de criador de ambientes para criar recursos.

Avaliação

Os ambientes de avaliação destinam-se a suportar as necessidades de teste de curto prazo e são limpos automaticamente após um curto período de tempo. Expiram após 30 dias e estão limitados a um por utilizador. Os ambientes de avaliação de aprovisionamento podem ser restringidos a administradores.

Controlo Completo.

Programador

Os ambientes de programador são criados por utilizadores que possuem a licença do Plano de Programador. São ambientes especiais destinados apenas para serem usados pelo proprietário. Os ambientes de programador de aprovisionamento podem ser restringidos a administradores.

Controlo limitado. Não é possível atribuir grupos de segurança a ambientes de programação.

Microsoft Dataverse for Teams

Os ambientes do Dataverse for Teams são automaticamente criados para a equipa selecionada quando cria uma aplicação no Teams utilizando a aplicação pela primeira vez ou instala uma aplicação a partir do catálogo de aplicações..

Controlo limitado. Os administradores têm limitações limitadas disponíveis para ambientes do Teams. Não estão disponíveis personalizações de direito de acesso ou atribuições. Os membros do Teams são automaticamente mapeados para o seu tipo de membros do Teams – proprietários, membros e convidados – com um direito de acesso correspondente atribuído pelo sistema.

Rui Couto

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email