Skip to main content
24 fevereiro 2023
Follow Us

Vamos falar de Scrum?

O Scrum é uma das formas mais famosas de adotar uma abordagem Agile. O termo ágil tem sido usado para identificar uma nova forma de gestão de projetos. Neste caso não se relaciona com a velocidade e rapidez, mas com o facto de se eliminar o desperdício. Procura-se realizar um caminho apenas uma vez, ou o menor número de vezes possível, com entregas com qualidade na primeira tentativa, evitando assim o desperdício.

Encontramos no Scrum uma framework ágil de desenvolvimento de produtos e serviços, que define uma estratégia flexível, totalmente adaptável. É adequada em produtos e serviços onde existe um alto grau de incerteza e mudança.

Como principais características temos a flexibilidade, que permite o desenvolvimento de produtos com recetividade à mudança, e a adaptabilidade, que permite realizar mudanças o mais rápido possível.

Quais as vantagens?

Os maiores benefícios são uma gestão de projetos rápida e eficiente, e um desenvolvimento de produtos de alta qualidade. 

Numa tradicional gestão de projetos, como o Modelo Cascata,  a principal característica é a divisão das tarefas em etapas predeterminadas, executadas de forma sequencial, onde é necessário finalizar todas as tarefas de uma etapa para que seja possível passar para a seguinte. O  Scrum distingue-se deste modelo, pois em vez de uma abordagem sequencial, a equipa desenvolve os produtos progressivamente e estes são depois melhorados de forma iterativa e incremental.

O Scrum tem uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e para controlar o risco. O trabalho é realizado em ciclos, em que vão sendo acrescentadas novas características ao produto/projeto, até à versão final.

 

No vídeo seguinte deixo-vos um resumo desta framework e a apresentação do nosso Curso Prático de Introdução ao Scrum. 

 

Encontramo-nos na formação?  :)

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email