Skip to main content
14 abril 2022
Follow Us

“The specified object was not found in the store. “

Nos últimos dias, eu e alguns colegas temos notado que esse erro acontece recorrentemente em alguns dos nossos fluxos do Power Automate. E hoje aprenderemos como solucionar de uma vez por todas!

1.png

Antes de nos adentrarmos a solução, irei contextualizar em qual caso estávamos a trabalhar, no qual esse erro estava a ficar cada vez mais comum.

Temos um aplicativo para marcação de ausências (como férias, consultas médicas, doença e outros) e rotatividade no escritório, e que fica cada vez mais requisitado, principalmente depois da pandemia.

Resolvemos utilizar um calendário do Outlook como base de dados, para melhor organizar todas as ausências, dessa maneira, é imprescindível compartilharmos tanto a App quanto esse calendário “Ausencias”.

Entretanto, guardaremos a seguinte informação para uso a posteriori:

“Ao compartilharmos o calendário com nossos colaboradores, há duas maneiras distintas na disposição dos grupos que o mesmo está inserido” e são elas:

  1.      Aparece como “Meus calendários”

2.png

  1.      Aparece como “Calendário das pessoas” ou “Calendários compartilhados”

3.png

Para automatizarmos nosso aplicativo de maneira mais eficiente, claro que não poderíamos deixar de usar o Power Automate. Sendo assim, para criarmos nosso evento foi utilizada uma ação do Outlook e o escopo ficou da seguinte maneira:

4.png

Nessa mesma ação, podemos selecionar, por meio de um DropDown, qual calendário queremos utilizar:

Imagem5.png

Mas percebam um fato interessante, os calendários que esse conector nos apresenta, são os mesmos (e apenas) que estão no grupo “Meus calendários” daquele usuário que corre o nosso flow. 🤔

Agora, usando aquela informação que foi dita anteriormente nesse artigo (“Ao compartilharmos o calendário com nossos colaboradores, há duas maneiras distintas na disposição dos grupos que o mesmo está inserido”) podemos concluir o motivo do nosso problema:

Dependendo da maneira em que o colaborador adicionou o calendário no Outlook, o “*Calendar id” poderia não mostrar nosso “Ausencias”, e quando nosso fluxo tentasse achar o mesmo, terminaria nosso processo com o seguinte erro: “The specified object was not found in the store. “🤯

Resolução 

Para os apressados de plantão em que só querem ver seus problemas resolvidos (como eu 🤣), vamos direto ao ponto:

Como trabalharmos com nomes em vez de referências únicas / ID pode nos dar uma tremenda dor de cabeça em alguns casos, iremos utilizar o ID daquele calendário “Ausencias” ao utilizarmos nossa ação para criar um evento.

Mas é importante notarmos que no DropDown específico não podemos utilizar o ID do calendário e sim o nome (que vem com o ID em baixo, mas não é usado quando corremos o fluxo, e será mostrado a seguir).

Para ultrapassarmos tal situação, iremos pegar o ID direto no PowerApps e passarmos como parâmetro para o nosso fluxo:

Imagem6.png

 Agora iremos clicar na opção para adicionarmos um item customizado que está na parte de cima do DropDown:

Imagem7.png

Ao clicarmos nessa opção, abrirá uma caixa que nos possibilita adicionar um conteúdo dinâmico. Clicaremos a seguir no botão da parte esquerda:

Imagem8.png

E por fim, selecionaremos nosso parâmetro calendarID e clicaremos em OK para fechar a janela anterior.

Após isso, nossa ação ficará da seguinte maneira:

Salvaremos nosso fluxo e o problema será solucionado, pois agora será possível de encontrar o calendário “Ausencias”.

Antes da Resolução: ❌

Imagem10.png

Depois da Resolução: ✔

Imagem11.png

Agradeço pela atenção até aqui, até o próximo artigo.

Tiago Figueredo.

Ficheiros em anexo

Tiago Figueredo

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email