Skip to main content
07 setembro 2021
Follow Us

Simplifique e automatize os seus processos de recrutamento e seleção com esta aplicação

A escolha de um novo colaborador para ocupar uma determinada vaga de emprego é um momento crucial no departamento de recursos humanos de qualquer empresa, sendo fundamental que o processo de recrutamento e seleção seja executado de forma organizada, ágil, otimizada e com elevado nível de qualidade. Hoje, trago-vos uma aplicação empresarial que simplifica e automatiza este processo. Vejamos, ecrã a ecrã, o que permite fazer:

recrutamentoimagemartigo.png

Candidatos

Pode visualizar aqui todas as pessoas que se candidataram para vagas de emprego na empresa, a data de candidatura e a fase em que se encontram no processo de recrutamento. É possível filtrá-los por nome, endereço de e-mail, número de telemóvel e por fase.

recrutamentoimagemartigo2.png

Os candidatos favoritos são destacados na listagem com um “coração” branco em fundo verde. Pode consultar rapidamente o CV de cada candidato, tal como enviar uma mensagem ao mesmo pelo Microsoft Teams, ou caso prefira, efetuar uma chamada pela mesma aplicação. Clicando (ou tocando) sob o número de telemóvel, poderá ligar telefonicamente ao candidato através da sua aplicação preferida (ex.: Skype). Clicando sob o ícone “correio”, poderá enviar um e-mail ao candidato diretamente a partir da aplicação:

recrutamentoimagemartigo3.png

Pode adicionar novos candidatos, assim como editar a informação de candidatos existentes.

recrutamentoimagemartigo4.png

recrutamentoimagemartigo5.png

recrutamentoimagemartigo6.png

A partir do ícone “…” disponível no canto superior esquerdo de cada ecrã, é possível navegar para qualquer ecrã da aplicação.

recrutamentoimagemartigo7.png

Vagas

Permite visualizar e gerir todas as vagas de emprego abertas (ou fechadas) por departamento, assim como as datas de abertura e de fecho de cada vaga.

recrutamentoimagemartigo8.png

Pode rapidamente adicionar novas vagas a partir deste ecrã:

recrutamentoimagemartigo9.png

recrutamentoimagemartigo10.png

Antes do início de qualquer processo de seleção, assim como no momento de anunciar uma determinada vaga em aberto, é importante que o entrevistador possua todas as informações sobre a mesma, tais como as responsabilidades e as atividades diárias, os conhecimentos e as competências específicas necessárias ao cargo assim como os benefícios oferecidos, tipo de vaga (híbrida, remota e presencial), local de trabalho (no caso de híbrida ou presencial), carga horária (a tempo inteiro ou parcial), salário, data de início de funções, duração do contrato e o período experimental.

recrutamentoimagemartigo11.png

recrutamentoimagemartigo12.png

Entrevistas

Permite visualizar todas as entrevistas, realizadas e agendadas, podendo filtrá-las por candidato, vaga ou etapa (1ª, 2ª ou 3ª entrevista).

recrutamentoimagemartigo13.png

Sendo possível agendar novas entrevistas com qualquer candidato e vaga listados na aplicação, estas contam com diversas informações úteis, desde a data e hora de início e de fim (podendo verificar a sua disponibilidade no seu calendário ao clicar no ícone de calendário), aos entrevistadores, modalidade (live streaming, presencial ou telefónica), à localização (no caso de presencial).

recrutamentoimagemartigo14.png

Após submeter a informação adicionada, poderá criar um evento automaticamente no seu calendário do Outlook e enviar, também de forma completamente automática, o convite para o candidato, bastando para isso, clicar ou tocar em “Sim”. No caso de ter agendado uma entrevista via Live Streaming, poderá, posteriormente a criar o evento automaticamente no seu calendário, copiar o link de acesso à sala virtual do Microsoft Teams para a entrevista, que fica imediatamente disponível no ecrã de Entrevistas.

recrutamentoimagemartigo15.png

No momento da entrevista, os entrevistadores, poderão recorrer às diversas questões pré-definidas para a entrevista que têm o objetivo de agilizar o processo de colocação de perguntas ao candidato, servindo como um guião, recolhendo, ao mesmo tempo, as respostas às mesmas. Estas questões pretendem aferir a formação superior assim como outra formação relevante do candidato, a função atual (ou se desempregado), os anos de experiência profissional em funções similares, os idiomas falados e escritos, a expectativa salarial e a disponibilidade para início de funções, além de outras informações que vão de encontro às necessidades específicas de recrutamento e seleção da Portal Gestão, questões essas que podem ser totalmente personalizadas a pedido do cliente. O entrevistador pode adicionar comentários sobre a entrevista e indicar se pretende que avance para a etapa seguinte, nomeadamente, para a 2ª ou 3ª entrevista (uma vez mais, totalmente personalizável). No final, pode adicionar a sua recomendação, de contratar ou não contratar o candidato.

Numa visão integrada, poderíamos ir mais além e criar um fluxo de automação no Microsoft Power Automate que enviasse um e-mail rápida e automaticamente para o candidato com o feedback da entrevista, mantendo-o sempre atualizado do seu progresso no processo de recrutamento. Esta comunicação automática, quer positiva, quer negativa, contribui para uma melhor experiência e proximidade do candidato com a empresa.

Departamentos

Nesta última área da aplicação, pode visualizar, criar e editar os departamentos da empresa.

recrutamentoimagemartigo16.png

recrutamentoimagemartigo17.png

Com esta Power app, acessível, de forma segura, por computador, tablet ou smartphone, é, assim, possível gerir, de forma totalmente digital, centralizada, intuitiva, eficiente e automatizada, todos os dados dos processos de recrutamento e seleção, verificando-se uma simplificação, otimização e aceleração dos mesmos, representando uma poupança significativa do tempo investido desde a triagem às propostas de emprego (e tempo é dinheiro), que poderá ser alocado a outras tarefas de maior valor estratégico como a retenção de talentos, por exemplo; uma maior adequação do perfil do candidato à vaga; assim como uma redução drástica da burocracia e das tarefas repetitivas, quando realizado da maneira tradicional, que compreende o preenchimento de vários relatórios em diferentes etapas até se alcançar o veredicto final e o envio manual de e-mails para os candidatos. Rapidamente identificará o candidato com o perfil necessário para determinada vaga, convidá-lo-á para a próxima etapa e efetuará uma contratação assertiva. Os candidatos não selecionados não são descartados e permanecem guardados em banco de dados para futuros processos de recrutamento e seleção. Os benefícios da utilização desta aplicação são imediatos.

A simplicidade desta aplicação permite que a mesma possa ser utilizada por qualquer pessoa, e as suas funcionalidades podem ser adaptadas e melhoradas, para dar uma melhor resposta às necessidades dos seus utilizadores. A Portal Gestão disponibiliza o serviço de consultoria em Power Apps, para a criação de aplicações customizadas às necessidades do cliente e adaptadas à realidade da sua empresa. Contacte-nos para saber mais.

Ficheiros em anexo

Diogo Amorim

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email