Skip to main content
06 outubro 2020
Follow Us

2ª Geração do Power BI Premium: Chegou a hora de avançar com o Power BI Premium para além do mercado de análise corporativa

Três anos depois do lançamento do Power BI Premium, a Microsoft não se cansa de nos surpreender!  Recentemente, no final de setembro de 2020, este gigante da computação e tecnologia anunciou uma mais valia fantástica para nós, utilizadores do Power BI, que é a licença da versão Premium do Power BI por utilizador. É isto mesmo, agora teremos as vantagens e recursos da licença Premium a preços mais acessíveis, certamente, sem ter de pagar o valor por capacidade (€4.212,30).

Verdade seja dita, pagar este último valor, mensalmente, nem sempre é possível, principalmente para pequenas e médias empresas, e se fizéssemos as contas, só começava a ser preferível financeiramente à versão Pro (€8,40/mês/utilizador) acima de 501 utilizadores. Eis então que a Microsoft anunciou, ainda que na versão teste, uma nova maneira de licenciar os recursos Premium/utilizador, que incluirá não só os recursos da licença Pro, como também funcionalidades extras, como por exemplo,  relatórios paginados, elementos visuais analíticos com técnicas de IA (Inteligência Artificial), deteção de imagens, data flows, entre outras que estão disponíveis com exclusividade nesta versão Premium.

Power BI Premium3

Com o Power BI Premium por utilizador, você obtém:

  • Acesso a recursos analíticos e de BI corporativo com licenciamento individual flexível;
  • Todos os recursos do Power BI Pro mais recursos avançados e não só;
  • A capacidade de partilhar e colaborar em visualizações de dados interativas.

Veja a seguir as principais diferenças entre a versão por usuário (segunda geração) e a versão por capacidade (primeira geração):

Vantagens da versão premium por usuário

Os objetivos desse novo recurso são fornecer:

  • Flexibilidade para licenças por utilizador e não apenas por capacidade, ou seja, permite-nos estender recursos Premium a um conjunto de pessoas com uma opção de licença por utilizador.
  • Escala: Aumento de desempenho (processamento, operações e atualizações) de até 16x mais rápido
  • Desempenho adicional, pois permite adicionar automaticamente mais capacidade.

Para habilitar o Power BI Premium por utilizador, assim que a licença for fornecida para PPU, os recursos do PPU estarão disponíveis em qualquer área de trabalho para serem ativados. Para visualizações públicas, basta habilitar os recursos Premium por utilizador na lista suspensa de capacidade, selecionando o item “Premium por utilizador”.

Foi introduzido um novo ícone para mostrar quais espaços de trabalho são Premium por utilizador, como o da imagem abaixo:

icon

Por enquanto, a Microsoft anunciou que essa segunda geração do Power BI Premium está numa versão ‘Private Preview’ a ser disponibilizada nas próximas semanas, ou seja, é uma versão preliminar em que, num curto período de tempo, convidam um pequeno grupo de desenvolvedores para testar e usar os novos produtos. O feedback desses utilizadores ajuda a criar um produto pronto para o mercado que está disponível para lançamento público.

A comercialização da segunda geração do Power BI Premium está prevista ao público para início de novembro.

 Para obter mais informações sobre como comprar o Premium por utilizador e ser notificado quando a visualização for ao ar, inscreva-se aqui  ou para Inscrição de visualização privada clique aqui.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email