Skip to main content
10 outubro 2018
Follow Us

Avalie a rentabilidade do seu capital investido através da Análise Dupont

A rentabilidade do capital investido é um indicador do desempenho dos capitais totais investidos na empresa, independentemente da sua forma de financiamento. É, por isso, um indicador utilizado para comparações de desempenho de empresas sujeitas a nível de risco de negócio similar.
 
Rentabilidade dos capitais próprios (ou Return On Equity)
Um dos rácios mais importantes para calcular a rentabilidade do capital investido é o rácio da rentabilidade do capital próprio, que mede a capacidade e eficiência de remuneração dos capitais investidos pelos sócios/acionistas e restantes investidores:
  6.1 ROE
 
O ROE diz-nos qual a percentagem de lucro por cada euro investido. Isto é, se uma empresa tiver um ROE de 10%, por exemplo, isto significa que por cada €1.000 de capital próprio, esta cria €100 de lucro por ano. Esta informação é extremamente importante para os investidores, que geralmente são atraídos por empresas que têm a capacidade de gerar ROE elevados numa base sustentada. ROE elevados são sinónimo de crescimento e valor acrescentado.
 
 
Decomposição da ROE (Análise Dupont)

Na análise do ROE, podemos ainda decompor a sua estrutura em três partes distintas:

  • Rentabilidade Líquida das Vendas (RLV), referente ao lucro que gera a empresa por cada euro de vendas, como vimos no ponto anterior;
  • Rotação do Ativo (RA), relacionada com quanto vende a empresa por cada euro de ativos, ou seja, o rácio entre as vendas e o ativo total da empresa. Esta resume a eficácia da gestão da empresa na utilização dos seus ativos;
  • Alavancagem Financeira (AF), obtida pela divisão do valor do ativo total da empresa pelos capitais próprios, sendo que esta nos dá a informação sobre a intensidade de capitais alheios no financiamento da empresa;
 
Então, ao analisarmos o ROE, podemos calcular cada um destes três rácios separadamente e comparar a sua evolução ao longo do tempo, de forma a compreender melhor a eficácia da gestão na manipulação destes instrumentos, bem como para detetar eventuais problemas. Está desintegração é conhecida como análise DuPont e pode ser calculada da seguinte forma:
 
 6.2 Dupont
Quais as vantagens da Análise Dupont?
Na análise das relações destes indicadores, os gestores podem compreender melhor o impacto relativo da margem de lucro, da eficácia na utilização de ativos e do grau de alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais investidos na empresa. É de realçar a grande utilidade desta análise ao longo do tempo e principalmente a comparação destes indicadores entre empresas do mesmo sector.
 
 

Ficheiros em anexo

Eduardo Ribeiro

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email