Skip to main content
09 julho 2018
Follow Us

A sua empresa é "data-driven"?

Uma empresa data-driven é uma empresa que suporta os seus processos de negócio e toma as suas decisões baseadas na análise de dados, ou traduzindo à letra, é uma empresa orientada por dados.

Este tipo de orientação estratégica é mais comum em empresas que trabalham com grandes quantidades de dados, mas pode ser uma «filosofia» aplicada a todas, uma vez que todas as empresas têm dados para analisar. Esta atitude das empresas é facilitada pela, cada vez maior, facilidade em recolher, armazenar e analisar dados. 

A análise de dados é realizada, principalmente, por empresas de business-to-consumer (B2C). As empresas analisam dados relacionados com os clientes, os processos de negócios ou a evolução do mercado. Estes dados, depois de tratados são categorizados, armazenados e analisados para estudar, por exemplo, padrões de consumo. Se as informações geradas pelos dados indicam que as vendas estão a baixar por causa da percepção da marca, as ações tomadas pelos responsáveis só podem ser no sentido de inverter a situação.

As perguntas seguintes são um exemplo do tipo de resposta que poderemos obter se conseguirmos retirar informação dos nossos dados. Essas respostas farão com que fiquemos mais perto de tomar as decisões mais acertadas para a continuidade e crescimento do negócio:

  • Quando e como terei mais sucesso no contacto com o cliente?
  • Qual é o perfil dos meus clientes?
  • Que fatores fazem da minha concorrência uma ameaça ao negócio?
  • Que parcerias são adequadas à minha estratégia empresarial?
  • Qual a dimensão do risco de se oferecer crédito a determinado perfil de cliente?

A análise de dados tem de acrescentar valor às empresas, seja pela melhoria dos seus processos internos seja pela tomada de decisões operacionais no dia a dia. As empresas, através do seu site, conseguem recolher dados relacionados com as preferências dos utilizadores e os seus interesses ou segmenta-los de acordo com critérios específicos, tais como dados demográficos, idade ou sexo. Uma análise adequada revelará informação importante dos clientes e permitirá o desenvolvimento de estratégias adequadas à informação recolhida.

A famosa campanha de descontos Black Friday é, talvez, o exemplo mais conhecido. Para otimizar as campanhas de marketing por e-mail e aumentar as vendas no dia promocional, há toda uma análise de dados do cliente para que a intervenção seja efetiva e direcionada às pessoas certas, no momento certo e com a linguagem adequada para alcançar o objetivo de alavancar as vendas. 

As empresas têm de aproveitar este potencial que é a análise de dados para conseguirem identificar oportunidades de negócio, aumentar a sua rentabilidade e serem (mais) sustentáveis. Para o conseguir terão, provavelmente, de alterar a sua cultura organizacional para alcançarem uma diferenciação positiva.

No entanto, esta mudança no paradigma das empresas pode ser um insucesso se não houver alinhamento entre a implementação e a ação. Este ajustamento entre o passado - decisões com base em intuição - e o presente - decisões com base em dados - requer uma abordagem multifacetada. Quanto mais capazes forem as empresa de ajustar mentalidades e processos, mais capacidade terão para se tornarem empresas com um trunfo competitivo decisivo: informação valiosa sobre os seus dados.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email