Skip to main content
25 junho 2018
Follow Us

Melhore a sua análise de dados com o Power BI Desktop

O Power BI Desktop é um dos 3 elementos que constituem o Power BI. Os outros dois são o Power BI Service e o Power Bi Mobile. O Power BI é usado para transformar dados, que podem ser melhorados através da modelação dos mesmos, e apresentá-los sob formas visuais que permitam a leitura e entendimento dos mesmos de uma forma mais fácil.

Assim, é natural que o processo para se começar a utilizar o Power BI tenha início no Power BI Desktop. É aqui que nos ligamos aos dados, que os obtemos, editamos e tratamos para criar um relatório. De seguida, publicamos o relatório no Power BI Service e está pronto a ser partilhado com outros utilizadores, incluindo a sua partilha através do Power BI Mobile. 

pbidkt

Este fluxo pode ser resumido da seguinte forma:

  1. Obter dados, tratá-los e criar um relatório
  2. Publicar o relatório no Power Bi Service, para criar as visualizações
  3. Partilhar e interagir com o que foi publicado, podendo usar-se o Power BI Mobile

Este fluxo pode nem se aplicar às suas necessidades, é apenas o exemplo das atividades que utilizadores desta ferramenta executam. Estas atividades resultam na construção de visualizações dos dados. A possibilidade de apresentar enormes quantidades de dados de uma forma sintetizada e representada visualmente é uma das vantagens do Power BI, como um todo.

Como começar?

Para começar este processo temos de nos ligar a uma base de dados. Os dados podem ter origens diversas, como uma folha de Excel ou serviços na “nuvem”. De seguida temos de limpar e formatar os dados para os tornar mais utilizáveis. Isto significa que os dados importados têm de funcionar em conjunto, ou seja, têm de ter uma ligação lógica entre si de forma a ser criada uma relação.

Modelar os dados

Uma das vantagens do Power BI é que os dados podem ser relacionados entre si, mesmo tendo, como vimos, origens diferentes. Este processo de ligação de dados é, talvez, a parte mais importante no Power BI, pois é aqui que “criamos” novos dados, quer seja através da identificação das relações existentes, quer seja através da criação de novos dados, através de cálculos personalizados. Depois dos dados modelados, estamos prontos para começar a construir os elementos visuais.

As visualizações

As visualizações são um dos componentes mais importantes no Power BI Desktop, na medida que é através da representação visual dos nossos dados que conseguimos transmitir a nossa mensagem. Quando usamos o Power BI para perceber como está a evoluir o nosso negócio é importante que os indicadores que apresentamos estejam identificados com a estratégia ou objectivos a atingir.

Podemos usar visualizações mais simples ou mais complexas, mas ambos têm a mesma preocupação e objetivo: demonstrar a ligação a um contexto, quer seja de negócios ou outro.

Claro que para termos visualizações, temos de ter dados. É a partir de um conjunto de dados, mais ou menos estruturados, originários das mesmas ou de diferentes fontes, que obtemos o conjunto de dados que nos permite criar os insights necessários para retirar informação.

Este rigor, para além da qualidade da modelação de dados, está, também, na forma como combinamos as visualizações apresentadas. Estas visualizações, no seu conjunto e relacionadas entre si, são relatórios. Com um ou vários relatórios, podemos e devemos criar um dashboard. Semelhante, em conceito e finalidade, ao dashboard criado no Excel, agrega o que é mais importante e é sobre os seus visuais selecionados que analisamos e decidimos.

Em resumo, como Power BI Desktop, o processo é o seguinte: ligar a conjuntos de dados, criar visuais atrativos e partilhá-los com outras pessoas para tirar partido de informações necessárias para acompanhar o constante aumento de dados gerados.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email