Skip to main content
28 fevereiro 2018
Follow Us

Altman Z-Score: a fórmula para saber qual a probabilidade da sua empresa falir nos próximos dois anos.

Como saber se uma empresa está em risco de falência? Para dar resposta a esta pergunta são calculados e analisados várias rácios e indicadores de atividade, de equilíbrio financeiro, de rentabilidade e até de risco. A análise de cada um destes indicadores é única e reflete uma posição relativa da saúde financeira da empresa. Pode até acontecer que o resultado de um indicador seja contrário ao resultado de outro, pelo que não é fácil compreender o conjunto de resultados de forma integrada.

Para resolver este problema, um professor de economia da Universidade de Nova York, chamado Eduard Altman, propôs a fórmula Z-Score em 1968. Em vez de se centrar no cálculo e análise de um só rácio, Altman percebeu que, neste exercício para a avaliação do potencial de falência de uma empresa, alguns dos indicadores assumiam maior correlação uns com os outros, não devendo, por isso, fazer uma análise individual. Assim, construiu um modelo que conjuga 5 rácios chave capaz de identificar, com uma elevada percentagem de êxito, as empresas que se encontram em risco de falência das que não se encontram neste estado.

A amostra inicial do modelo de Altman era composta por 66 empresas industriais, classificadas de forma equitativa em empresas que haviam solicitado falência no período de 1946-1965 e outras, escolhidas de forma aleatória, que se mantinham em funcionamento em 1966. Após a recolha de informação financeira histórica sobre as empresas e a identificação de 22 indicadores potencialmente relevantes na capacidade preditiva de falência, as variáveis foram classificadas em cinco categorias de rácios: liquidez, rendibilidade, alavancagem, solvência e atividade.

O modelo Z-Score de Altman consiste, desta forma, numa análise linear, na qual cinco medidas são objetivamente ponderadas e somadas para atingir um rácio geral que serve de base à classificação das empresas em dois grupos: (potencialmente) falidas ou não falidas.

A fórmula Z-score é:

Z-Score = 0.012 (X1) + 0.014 (X2) + 0.033 (X3) + 0.006 (X4) +0.999 (X5)

Em que:

  • X1 = Fundo de maneio / Ativo total. Mede os activos líquidos em relação à dimensão do balanço.
  • X2 = Resultados transitados / Ativo total. Mede a capacidade de gerar lucro da empresa.
  • X3 = EBIT / Ativo total. Mede a eficiência operacional sem levar em conta impostos e alavancagem.
  • X4 = Valor de mercado / Total do passivo. Acrescenta a reação do mercado como um possível indicador avançado.
  • X5 = Vendas / Ativo total. É uma medida standard de turnover (pode variar bastante de indústria para indústria, devido a margens diferentes).

No seu estudo, Altman descobriu que o rácio do grupo de empresas falidas tinha uma média de -0.25, e o grupo de não-falidas tinha uma média de 4.48. Assim, definiu as seguintes zonas para o Z-score:

  • Z > 2.99 - Zona segura – A empresa pode estar a salvo, com base na sua capacidade financeira.
  • 1.8 < Z < 2.99 - Zona cinzenta – Esta zona é a zona de alerta, quanto mais próximo de 1.8 maior a probabilidade de a empresa entrar em falência.
  • Z < 1.80 - Zona perigosa – A empresa está certamente "em dificuldades" e o risco de falência é muito alto.

No entanto, o autor apontou uma limitação do modelo, uma vez que o mesmo incluía na sua amostra empresas industriais de capital aberto para as quais a informação financeira se encontrava disponível, incluindo a respetiva cotação de mercado.

Confrontado com a não aplicação do modelo a empresas privadas, uma vez que o modelo exigia a utilização do valor de mercado da empresa, Altman reformulou-o da seguinte forma:

Z = 0.717 (X1) + 0.847 (X2) + 3.107 (X3) + 0.420 (X4) + 0.998 (X5)

Apesar das versões atualizadas e aperfeiçoadas, principalmente por empresas com necessidade de preverem o risco de crédito (bancos, financeiras, etc), este modelo continua a ser atualmente aplicável pela sua simplicidade, pela demonstração de uma técnica estatisticamente muito estável e pela sua eficiência.

Para vigiar a sua empresas, pode considerar a verificação desta fórmula com regularidade. Um valor menor, dentro dos intervalos apresentados anteriormente, pode transmitir uma conclusão mais simples do que um conjunto de rácios individualmente. Considerando as suas falhas, O Z-Score deverá ser usado como uma medida de saúde financeira em vez de um instrumento de previsão. No entanto, se o seu valor estiver abaixo de 1.80, é sempre uma boa ideia fazer uma análise mais detalhada aos seus números.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email