Skip to main content
24 novembro 2017
Follow Us

Tipos de Dados do DAX

 Podemos importar dados para um modelo de dados do Power Pivot a partir de várias origens diferentes, que podem suportar tipos de dados diferentes. Quando importamos ou carregamos os dados e, em seguida, utilizamos esses dados em cálculos ou em Tabelas Dinâmicas, eles são convertidos num dos tipos de dados do Power Pivot.

Num Modelo de Dados, cada coluna tem um tipo de dados associado, que especifica o tipo de dados que a coluna pode conter: números inteiros, números decimais, texto, dados monetários, datas e horas, etc. Se estivermos a utilizar o suplemento PowerPivot, podemos alterar o tipo de dados de uma coluna. A razão mais comum para alterar tipos de dados é quando dados numéricos são importados como cadeias, impedindo que as agregações e outros cálculos trabalhem conforme esperado.

Quando adicionamos dados a partir do Excel ou de outra origem que não determine a utilização de um único tipo de dados em cada coluna, o Excel atribui um tipo de dados que acomode todos os valores existentes na coluna. Consequentemente, se uma coluna contiver um grande número de tipos diferentes (como números inteiros, números longos e moeda), o Excel aplica um tipo de dados decimal. Alternativamente, se uma coluna contiver números e texto, o Excel atribui o tipo de dados de texto.

Ao descobrirmos que os nossos dados têm um tipo incorreto, ou um tipo diferente do pretendido, temos duas opções:

  • Reimportamos os dados, abrindo a ligação existente à origem de dados e reimportando a coluna. Dependendo do tipo de origem de dados, poderemos aplicar um filtro durante a importação para remover os valores problemáticos. A filtragem durante a importação necessita que efetue a importação utilizando o suplemento Power Pivot.
  • Podemos criar uma fórmula do DAX numa coluna calculada para criar um novo valor com o tipo de dados pretendido. Por exemplo, a função TRUNC pode ser utilizada para alterar um número decimal para um número inteiro.

Números inteiros

Os números inteiros não têm casas decimais. Os números inteiros podem ser números negativos ou positivos, mas devem ser números inteiros entre-9.223.372.036.854.775.808 (-2^63) e 9,223,372,036,854,775,807 (2^63-1).

Números décimais

Os números reais são números que podem ter lugares décimais. Os números reais cobrem uma ampla variação de valores:

  • Valores negativos de-1.79E +308 por-2.23E-308
  • Zero
  • Valores positivos de 2.23E-308 por 1.79E + 308

Contudo, o número de dígitos significantes limita-se a 17 dígitos decimais.

Moeda

O tipo de dados de moeda permite valores entre -922,337,203,685,477.5808 a 922,337,203,685,477.5807 com quatro dígitos decimais de precisão fixa.

Data

As datas válidas são todas as datas depois do dia 1 de março de 1900.

Boolean

Um valor Verdadeiro ou Falso.

Texto

Uma cadeia de dados unicode. Podem ser cadeias, números ou datas representadas num formato de texto.

Agregações no Power Pivot

Agregações são uma forma de fechar, resumir ou agrupar dados. Quando começamos com dados não processados provenientes de tabelas ou de outras origens de dados, esses dados são geralmente planos, o que significa que possuem muitos detalhes, mas que não foram organizados ou agrupados de determinada forma. Esta falta de resumos ou estrutura pode dificultar a deteção de padrões nos dados. Uma parte importante da modelação de dados consiste em definir agregações que simplifiquem, abstraiam ou resumam padrões em resposta a uma questão (comercial) específica.

Por exemplo, ao agregar dados estamos a agrupar dados por atributos como, por exemplo, produto, preço, região ou data e, em seguida, definimos uma fórmula que funciona em todos os dados no grupo. Quando, por exemplo, criamos um total de um ano, estamos a criar uma agregação. Se posteriormente criarmos um rácio deste ano comparativamente ao ano anterior e apresentarmos esses valores como percentagens, estamos a fazer um tipo de agregação diferente.

As agregações mais comuns, como aqueles com AVERAGE, COUNT, MAX, MIN ou SUM podem ser criadas numa medida automaticamente ao utilizar a soma automática. Outros tipos de agregações, tais como AVERAGEX, COUNTX, COUNTROWS ou SUMX devolvem uma tabela e exigem uma fórmula criada utilizando DAX.

Diferenças Entre as Funções de Agregação do DAX e do Excel

Apesar das funções DAX terem os mesmos nomes que as suas homólogas do Excel, foram preparadas para trabalhar com tabelas e colunas. Não é possível utilizar uma fórmula DAX num livro do Excel e vice-versa. Só podem ser utilizadas na janela do Power Pivot e em tabelas dinâmicas que se baseiam em dados do Power Pivot. Além disso, apesar das funções terem nomes idênticos, o comportamento poderá ser ligeiramente diferente.

Funções de Agregação Padrão

As funções de agregação padrão fornecem ligações para a implementação dessas funções no Power Pivot.

  • AVERAGE devolve a média (média aritmética) de todos os números existentes numa coluna.
  • AVERAGEA devolve a média (média aritmética) de todos os valores existentes numa coluna. Processa texto e valores não numéricos.
  • COUNT conta o número de valores numéricos numa coluna.
  • COUNTA conta o número de valores de uma coluna que não estão vazios.
  • MAX devolve o maior valor numérico numa coluna.
  • MAXX devolve o valor mais alto de um conjunto de expressões avaliado numa tabela.
  • MIN devolve o menor valor numérico numa coluna.
  • MINX devolve o valor mais baixo de um conjunto de expressões avaliado numa tabela.
  • SUM adiciona todos os números existentes numa coluna.

Funções de Agregação DAX

O DAX inclui funções de agregação que permitem especificar uma tabela na qual será efetuada a agregação. Consequentemente, em vez de se limitar a adicionar ou calcular a média de valores numa coluna, estas funções permitem criar uma expressão que define dinamicamente os dados a agregar.

  • AVERAGEX calcula a média de um conjunto de expressões avaliado numa tabela.
  • COUNTAX conta um conjunto de expressões avaliado numa tabela.
  • COUNTBLANK conta o número de valores em branco numa coluna.
  • COUNTX conta o número total de linhas existentes numa tabela.
  • COUNTROWS conta o número de linhas devolvidas a partir de uma função de tabela aninhada, tal como uma função de filtro.
  • SUMX devolve a soma de um conjunto de expressões avaliado numa tabela.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email