Skip to main content
23 novembro 2017
Follow Us

Os KPI no Power Pivot

 Na terminologia empresarial, um KPI é uma medida quantificável para medir os objetivos empresariais, normalmente, ao longo de um período de tempo.

Podemos, por exemplo, usar um KPI para medir as vendas brutas reais em relação às projetadas ou medir despesas em relação às receitas para avaliar custos.

Os KPI’s são, frequentemente, agrupados para se obter um resumo histórico rápido e preciso da evolução da empresa ou, então, para identificar tendências.

No Power Pivot, um KPI é uma coleção de cálculos incluindo um valor Base, definido por uma medida, um valor de Destino, também definido por uma medida ou por um valor Absoluto, e o Status, um cálculo em que o valor Base é avaliado em relação ao valor de destino, entre limites, exibido no formato gráfico.

  • Valor Base

Um valor base é definido por uma medida que dá um valor. Por exemplo, este valor pode ser uma agregação das Vendas Reais ou uma medida calculada como Lucro para um determinado período.

  • Valor de Destino

Um valor de destino é definido por uma medida que dá um valor ou um valor absoluto. Por exemplo, um valor de destino pode ser o valor que os decisores de uma empresa decidem para aumentar vendas ou ganhos.

  • Limites de status

Um limite de Status é definido pelo intervalo entre um limite menor e um limite maior ou por um valor fixo. O limite de status é exibido com um gráfico para se determinar facilmente o status do Valor base comparado com o Valor de destino.

Criar e editar KPIs

Para criar KPIs, vamos ao separador Power Pivot e clicamos no comando KPI, que abrirá a caixa de diálogo seguinte:

kpi1

Como os KPIs devem ser associados a uma medida, criamos um KPI definindo uma medida que é avaliada como um valor Base e, em seguida, criando uma medida que é avaliada como um valor de Destino ou inserindo um valor absoluto.

kpi2

Depois de a medida Base (valor) e o valor de Destino estarem definidos, vamos definir os parâmetros dos limiares do estado (Status) entre os valores Base e Destino. O status é exibido em um formato gráfico usando ícones selecionáveis, barras, gráficos ou cores.

kpi3

Os valores Base e de Destino, assim como o Status, podem ser adicionados a um relatório ou Tabela Dinâmica como valores que podem ser fatiados em relação a outros campos de dados.

Para exibir a caixa de diálogo Indicador chave de desempenho, na grade de medida para uma tabela, clique com o botão direito em uma medida que servirá como valor Base e clique em Criar KPI. Depois que uma medida foi estendida para um KPI como um valor Base, um ícone será exibido ao lado do nome da medida na grade de medida identificando a medida como associada a um KPI.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email