Skip to main content
10 julho 2017
Follow Us

A análise de sensibilidade com tabelas de dados

Quando começamos um projeto de investimento devemos ser sensíveis ao impacto que a variação dos dados pode ter na sua viabilidade. É, pois, importante, conhecer a sensibilidade do investimento às variações de dados que desconhecemos ou não conseguimos estimar.

No seguimento do artigo anterior, vamos supor, por exemplo, que pretendemos analisar o impacto nos resultados operacionais de 2021 em função de diversas taxas de variação das vendas. Vamos considerar que pretendemos saber o que acontece se a taxa de crescimento das vendas variar entre -5% e 15% a intervalos de 2,5%.
Na mesma folha do modelo, vamos começar por listar estes intervalos de variação e colocar um cabeçalho ligado à célula com os resultados de 2021:

busmod2.1

Agora temos todo o espectro de variações entre -5% e +15% e queremos ver o que acontece aos resultados. O passo seguinte será selecionar a área E43:F52 e aceder ao mesmo menu Dados, Análise de Hipóteses e desta vez escolher a opção Tabela de Dados:

busmod2.2

Vamos deixar a primeira caixa em branco e introduzir a referência à célula F3 que é precisamente a célula de input onde temos o pressuposto para a taxa de crescimento das vendas.
E voilá! A análise de sensibilidade aos resultados operacionais de 2021 em função de diversas taxas de crescimento das vendas:

busmod2.3

Se analisar a fórmula que efetua os diversos cálculos desta análise de sensibilidade, irá verificar que se trata de uma única fórmula e que essa é uma fórmula de matriz. As fórmulas de matriz do Excel permitem realizar cálculos sobre conjuntos de células, nomeadamente sobre linhas ou colunas inteiras como se de uma única célula se tratasse. A funcionalidade Tabela de Dados é apenas uma solução entre várias outras que facilitam a utilização de fórmulas de matriz.
Suponho que neste momento esteja a perguntar porque é que deixámos a primeira caixa da figura 60 vazia, ou então se será possível analisar conjuntamente o efeito nos resultados de 2021 das duas variáveis. Se é o caso, parabéns, é bastante perspicaz! E, sim, a resposta é afirmativa.
Vejamos como fazê-lo:

  1. Começamos por selecionar toda a área E55:K64 que contém o intervalo de células com as diferentes taxas de crescimento das vendas e margens de contribuição, assim como o cabeçalho com o link para a célula com os resultados operacionais de 2021 e
  2. Escolhemos B8 para a primeira caixa e F3 para a segunda, tal como demonstra a imagem seguinte:

busmod2.4

E o resultado é este:

busmod2.5

Com uma única fórmula, criamos 54 análises de sensibilidade onde é possível ver o efeito isolado e conjunto de duas variáveis!
Esta análise de sensibilidade é bem mais espetacular. Mas, enferma de um problema importante: não nos diz nada sobre a probabilidade de ocorrência de cada um dos cenários. Com a informação que dispomos, tanto é possível obtermos um resultado de €1.338 como de €96.716.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email