Skip to main content
24 julho 2017
Follow Us

Sparklines - Gráficos do tamanho de uma palavra

 Os dados, por si só, quer estejam ordenados numa tabela ou espalhados numa folha de cálculo, necessitam que o seu leitor os visualize, interprete e lhes dê algum sentido. Doutra forma, ficarão “invisíveis”. As folhas de cálculo são capazes de mostrar dados de forma organizada e estruturada, com grande potencial de análise, se combinadas com a selecção e filtragem de informação. Talvez por isso, Edward Tufte adoptou a inclusão de pequenos gráficos dentro das colunas da tabela: por exemplo, uma barra por linha ou um pequeno gráfico de linha. Assim nasceu o termo SPARKLINE. Embora se diga que o Tufte inventou as “linhas de faíscas”, o que ele fez foi, apenas, popularizar a sua utilização e técnica.

Edward Rolf Tufte, professor americano na Universidade de Yale, é um dos mais importantes especialistas em infografia. O trabalho de Tufte é especialmente importante para as áreas de design de informação e comunicação visual da informação. Tufte explica o termo sparkline como uma espécie de "palavra" que transporta informações sem quebrar o sentido de uma frase ou parágrafo feito de outras "palavras", quer sejam normais ou visuais. As Sparklines são, então, uma maneira condensada de apresentar tendências e variações, associadas a uma medida, como a temperatura média ou a atividade do mercado de acções.

spline19

O QUE SÃO GRÁFICOS SPARKLINES no excel?

No Excel, Sparklines são gráficos, sem eixos, que se colocam numa célula e fornecem informações sobre os dados do intervalo selecionado. A Sparkline permite, como já vimos, identificar rapidamente tendências ou variações dos dados, baseadas no tempo. Apesar das Sparklines parecerem mini gráficos, este recurso é completamente separado do recurso de classificação (gráficos “normais”). Por outras palavras, o recurso de classificação permite que os gráficos sejam colocados na folha de cálculo e um único gráfico pode exibir várias séries de dados. Uma Sparkline é exibida dentro de uma célula e exibe apenas uma série de dados.

Porquê utilizar gráficos sparkline?

Nem sempre é possível ou fácil, identificar imediatamente padrões ou tendências apesar dos dados serem apresentados em linha ou em coluna.

Ao inserir um gráfico sparkline junto dos dados, estamos a atribuir um determinado contexto à sua representação numérica.

Assim, no tamanho de uma célula, podemos apresentar, numa representação gráfica simples e clara, uma tendência baseada nos dados relacionados. Torna-se, pois, fácil ver a relação entre dados e gráfico, uma vez que quando alteramos os dados vemos imediatamente a alteração no gráfico sparkline.

Tipos de Gráfico Sparkline

O Excel suporta três tipos de Sparklines. A figura abaixo mostra esses três tipos de gráficos:

spline2

Neste exemplo, vemos que cada Sparkline mostra as 7 células de dados (ou pontos) à esquerda.

  • Linha: semelhante a um gráfico de linhas. A linha pode, em opção, ser exibida com um marcador para cada dado ponto.
  • Coluna: semelhante a um gráfico de colunas, os dados exibidos com a coluna Sparklines.
  • Perda / Ganho: um gráfico de tipo "binário" que exibe cada ponto de dados como uma coluna para cima (ganho) ou coluna para baixo (perda).
Criar Gráficos Sparkline

A figura seguinte representa as vendas anuais de 5 produtos e servirá de base aos passos para a criação do Gráfico Sparkline.

spline3

  1. Selecione a célula onde quer que fique a sparkline Normalmente, o Gráfico Sparkline fica, numa célula vazia, ao lado (ou em baxio, se falarmos de colunas) da série de dados, mas isso não é um requisito obrigatório. O Excel, também não impede que se insira Sparklines em células que já contém dados (por exemplo, texto).
  2. No separador Inserir > Gráfico de Linhas (ou de Colunas ou Perda/Ganho) Os Gráficos Sparklines estão ligados aos dados, portanto, se alterarmos qualquer um dos valores no intervalo de dados, o gráfico Sparkline será atualizado.
  3. Depois de clicar, vai aparecer a caixa Criar Gráficos Sparklines e temos de indicar o intervalo de dados e o intervalo de localização 

spline4Depois do ok, vamos ter o seguinte resultado:

spline5

Esta operação de inserir os intervalos de dados e de localização pode ser simplificada se colocarmos o rato sobre o canto inferior da célula seleccionada e puxarmos para baixo. O Excel vai aplicar a "fórmula" e criar as sparklines.

spline20

 A alteração de um ou mais valores nas células, implica a alteração imediata na sparkline:

spline6

Formatar as Sparklines

Quando um ou mais gráficos Sparkline são seleccionados, aparece o separador Estrutura no separador das Ferramentas de Gráficos Sparkline. No separador Estrutura, podemos escolher um ou mais de vários comandos dos seguintes grupos: Gráfico Sparkline, Tipo, Mostrar, Estilo e Agrupar.

spline7

Utilize estes comandos para criar um novo gráfico sparkline, alterar o tipo de gráfico, mostrar pontos de dados (estão ocultados) num gráfico sparkline de linhas ou formatar o eixo vertical num grupo de gráficos sparkline. É possível ajustar a largura ou altura de uma célula que contém um Sparkline e isso é feito de forma automática e proporcional ao novo tamanho da célula.

spline8

Também podemos inserir uma Sparkline em células únidas.

spline9

As linhas ou colunas que são usadas num gráfico Sparkline podem ser escondidas. Os dados ocultos não aparecem no gráfico e os dados em falta são exibidos como uma lacuna. Para alterar as configurações, vamos ao separador Estrutura > Editar Dados > Células Ocultas e Vazias. Na caixa de Definições podemos trabalhar os dados ocultos e as células vazias.

Neste caso, repare-se que as células dos meses AGO, SET e NOV estão ocultas mas os seus dados aparecem no gráfico.

spline10

A formatação das Sparklines obedece, basicamente, aos mesmos critérios da formatação dos outros gráficos, a nível de Cores e Estilo.

Para aplicar uma formatação específica para um gráfico sparkline, utilize a Cor de Gráfico Sparkline ou os comandos de Cor do marcador. Para aplicar um estilo predefinido, no separador Estrutura, no grupo Estilo, clique num estilo ou clique na seta no canto inferior direito da caixa para ver mais estilos.

spline11

Para além de criar um único Gráfico Sparkline para uma linha ou coluna de dados, podemos criar vários gráficos sparkline ao mesmo tempo, seleccionando várias células correspondentes aos dados selecionados. Ver figuras abaixo.

spline12

spline13

Outra funcionalidade interessante, é podermos acrescentar texto na célula onde já está o sparkline.

spline14

Mostrar e personalizar definições de eixo

Pode selecionar Tipo de Eixo de Data (no grupo Agrupar, clique em Eixo) para formatar a forma do gráfico sparkline de modo a refletir períodos de tempo irregulares nos dados subjacentes.

Num gráfico sparkline de linhas, a aplicação do Tipo de Eixo de Data pode alterar o declive de uma linha desenhada e a posição dos pontos de dados em relação a cada um. Num gráfico sparkline de colunas, a aplicação do Tipo de Eixo de Data pode alterar a largura e aumentar ou diminuir a distância entre as colunas.

spline15.1JPG

No exemplo aqui apresentado, existem dois gráficos sparkline de colunas que utilizam dados do mesmo intervalo. O primeiro gráfico sparkline utiliza o Tipo de Eixo Data e o segundo gráfico sparkline utiliza o Tipo de Eixo de Data. No segundo gráfico, os valores são apresentados tendo em conta a opção Desenhar Dados da Direita para a Esquerda, do separador Eixos. Também podemos definir valores mínimos e máximos para o eixo vertical de um gráfico sparkline ou de um grupo de gráficos sparkline. A definição destes valores ajuda a controlar a escala, de modo a que a relação entre os valores seja mostrada de uma forma mais significativa. Pode, ainda, aumentar a altura da linha que contém o gráfico sparkline para realçar mais a diferença nos valores de dados, se um deles for muito pequeno e outro muito grande.

Apagar a Sparkline

Seleccionar uma ou várias Sparklines e escolher no separador Estrutura a a opção que se pretende.

spline18

Considerações finais

A visualização de dados é importante para ajudar a sua própria análise. Por serem gráficos em tamanho “condensado”, os gráficos sparkline podem revelar padrões em grandes quantidades de dados, de uma forma concisa e altamente visual. Apesar desta qualidade, este recurso pode deixar os mais exigentes algo desapontados, porque está limitado a três tipos de gráficos, como vimos. No entanto, utilizar os gráficos sparkline para mostrar tendências numa série de dados, aumentos e diminuições sazonais ou realçar valores máximos e mínimos, é uma boa forma de destacar o seu trabalho.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email