Skip to main content
22 junho 2017
Follow Us

Controlo de gestão - o fator crítico de sucesso?

Só as empresas que consigam “controlar os seus números” poderão melhorar a sua performance e atingir com sucesso os seus objectivos de rentabilidade e sustentabilidade. O controlo de gestão, através da execução estratégica das suas metodologias, permite ao controller alinhar os processos das empresas com a aplicação das ferramentas de avaliação e gestão do seu desempenho.

A importância da informação financeira na tomada de decisão

Como sabemos, a informação relativa aos dados económico-financeiros assume uma importância crucial na gestão das empresas. As decisões tomadas com base em informação financeira seguem critérios de rigor e disciplina.

Hoje, os gestores procuram modelos de gestão que permitam estimar o impacto financeiro das suas decisões.

É, pois, fundamental que os responsáveis pelo controlo de gestão obtenham a informação financeira não só a partir da contabilidade geral - como o balanço, a demonstração de resultados e a demonstração de fluxos de caixa, como também informação financeira recolhida a partir da contabilidade interna.

Na contabilidade interna (ou de gestão), a informação não segue as mesmas regras rígidas impostas pelo Sistema de Normalização Contabilística. Pelo contrário, a empresa é livre de criar os seus próprios sistemas de reporting e apoio à tomada de decisão.

Ora, é precisamente esta área que faz toda a diferença do ponto de vista de uma gestão orientada para o rigor e para o alto desempenho. Preparar informação financeira apenas porque é exigida legalmente é o “nível zero” e, muito sinceramente, sou da opinião que nenhuma organização pode ser bem gerida se orientar a sua gestão financeira apenas para o que é exigido pela lei. Há mais, muito mais, a fazer...

A informação não-financeira é tão ou mais importante para  a tomada de decisão

Na verdade, a informação financeira reflete o que já aconteceu. Os resultados financeiros são a consequência das ações da gestão e das decisões dos colaboradores, clientes e todos os que direta ou indiretamente influenciam o desempenho da empresa.

Por isso, o controlo de gestão não pode apoiar-se apenas em informação financeira. Isso seria sinónimo de gerir olhando para trás. A informação sobre “o que está a acontecer agora” deve ser igualmente estruturada e analisada. Especificamente, temos interesse em analisar informação:

  • Comercial: o que pensam os clientes sobre nós? Até que ponto estão satisfeitos? Que desejos ou necessidades têm que podemos satisfazer?
  • Humana: como se sentem as pessoas na nossa organização? Estão motivadas? Dispõem das competências para desempenhar cabalmente as suas funções, hoje e no futuro? Estão preparadas para a mudança?
  • Operacional: como estão a funcionar as nossas operações? E qual o nível de qualidade dos nossos produtos e serviços?
  • Processual: até que ponto estão afinados os nossos processos, principalmente, os que são críticos ao desempenho estratégico? Dispomos de processos relacionados com a inovação e o desenvolvimento? E para lidar com reclamações de clientes?

Todo o trabalho de arquitetura, conceção de sistemas de informação, análise e tomada de decisão com base em dados quantitativos é um trabalho crítico e que requer um responsável pelo controlo de gestão com um perfil adequado.

O perfil do controller e o papel do controlo de gestão na organização

É o controlo de gestão que fornece as ferramentas de avaliação e desempenho e é ao controller que compete articular o planeamento estratégico com a organização de forma a que esta seja eficazmente implementada.

No curso online Controlo de Gestão, damos uma especial ênfase ao papel do controller na organização e explicamos porque não deve ser apenas um “produtor de relatórios”, mas antes um “homem de negócios”.

Este homem (ou mulher) de negócios é alguém com um forte sentido do que é a organização em que trabalha. Conhece os seus produtos e serviços, os seus clientes, a concorrência e o meio ambiente em que se insere. O perfil do controller é fundamentalmente aberto; ele/a é capaz de motivar os seus colegas na consecução dos objetivos.

Estabelecer padrões, planear, controlar, medir e acrescentar valor para o cliente são actividades indispensáveis, quer para prevenir desvios quer para os corrigir. O controlo de gestão é cada vez mais decisivo na tomada de decisões nas organizações multidisciplinares e descentralizadas. O domínio dos sistemas de controlo de gestão, dos seus instrumentos de trabalho e da sua implementação eficiente, é uma mais-valia para a execução de acções eficazes e adequadas às permanentes alterações dos desafios diários. Assim, a estrutura organizacional, apoiada em centros de responsabilidade, métodos de custeio e sistemas de avaliação e incentivos tem na participação estratégica do controlador de gestão o factor crítico de sucesso.

Conhecer o passado, mas apontar para o futuro. É necessário que o controller operacionalize a implementação dos objectivos definidos, execute os planos traçados e apoie as medidas correctivas daí decorrentes para responder com êxito às incertezas desse futuro.

O curso online Controlo de Gestão pretende capacitar os participantes com os instrumentos, métricas e metodologias adequadas ao desempenho nesta área com sucesso e é por isso que gostaria de a convidar a inscrever-se e a participar nesta comunidade online!

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email