Skip to main content
03 abril 2017
Follow Us

Encontre novas perspetivas na análise dos dados da sua empresa com os Boxplots

Uma das ferramentas gráficas de análise do Excel que continua a não ser totalmente compreendida, e que por isso é largamente ignorada, são os gráficos do tipo “Boxplot”. Estes gráficos permitem fazer uma análise estatística rápida de um conjunto de dados e mostrar novas perspetivas sobre a informação, até aqui praticamente desconhecidas.

Um exemplo prático com Boxplots no Excel

Vejamos o seguinte conjunto de dados resumido da faturação de uma empresa. Como podemos observar, esta empresa presta serviços, desenvolve e vende produtos e comercializa mercadorias.

boxplot1

Analisando rapidamente estes dados, verificamos que existe uma tendência crescente ao longo do tempo quanto à faturação total da empresa, que poderá ser explicada por um crescimento do valor de faturação dos serviços.
Na maioria dos casos, estes dados seriam analisados com um gráfico de linhas ou de colunas empilhadas, como o que se segue:

boxplot2

O gráfico confirma o que já tivemos a oportunidade de analisar na tabela:

  • Existe uma tendência de crescimento da faturação,
  • A área de negócio com mais crescimento é a dos serviços.

Se por um lado, esta informação é totalmente verdadeira, ela esconde dados estatísticos importantes que podemos analisar facilmente com os Boxplots:

boxplot3

O que este gráfico nos mostra são três figuras, estranhas à primeira vista, uma para cada área de negócio, com a seguinte informação:

  • Uma caixa, cujo limite inferior representa o primeiro quartil e cujo limite superior corresponde ao terceiro quartil,
  • Uma cruz com o valor médio de faturação para cada área de negócio,
  • Uma linha dentro de cada caixa com o valor da mediana,
  • Duas linhas horizontais no topo e na base de cada uma das figuras correspondente ao valor máximo e mínimo observado, respetivamente.

Toda esta informação pode ser difícil de absorver à primeira tentativa, estou de acordo. No entanto, com ela, podemos verificar que são os serviços a área de negócio com mais importância em termos de faturação, como já sabíamos, mas também que são a área de negócio com mais variabilidade. Ou seja, a dispersão entre o valor mínimo e máximo de faturação para os serviços é substancialmente maior do que a das restantes áreas de negócio.

Por outro lado, os produtos e mercadorias são áreas de negócio mais estáveis, apesar individualmente terem menos peso em termos de faturação.

Esta informação pode ser relevante para a gestão pois a tendência de crescimento da área de negócio de serviços pode não ser realmente sustentável mas antes um movimento de curto prazo, o que levaria a empresa a ponderar as suas decisões de investimento.

Outra característica importante dos Boxplots é a sua capacidade para representar outliers. Outliers são observações de pontos de dados que se desviam significativamente do normal. Uma regra prática para encontrar outliers consiste em encontrar pontos que se afastam mais do que dois desvios-padrão em torno da média. Outra forma, mais simples, consiste em analisar os Boxplots.

Por exemplo, suponha que a faturação de produtos em Março de 2017 foi de 30.588, ou seja, mais 10.000 do que apresentado na tabela anterior. O gráfico Boxplot mostraria agora um ponto adicional, no topo, com a informação de que neste mês temos um outlier:

boxplot4

Os outliers podem revelar informações importantes quando associados a um evento. Por exemplo, será que o que explica o outlier se deve ao lançamento de um novo produto com grande sucesso? Ou terá sido uma campanha publicitária extremamente eficaz? A um novo contrato?

Toda esta informação teria de ser validada e analisada com mais detalhe. Uma vez encontrada a causa para o outlier, estaríamos em condições de procurar ações no sentido de otimizar a faturação desta empresa.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email