Skip to main content
11 setembro 2018
Follow Us

Como elaborar Projeções Financeiras de um novo negócio

Projeções Financeiras

As projeções financeiras são importantes para qualquer análise e avaliação de um Plano de Negócios, na medida em que estas dão indicações quanto à viabilidade e desenvolvimento do negócio/projeto.

Efetuar projeções financeiras tem algumas vantagens:

  1. Ajudar a perceber como o negócio pode estar no futuro. Considere definir uma meta única, para alcançar num horizonte de tempo e definir uma estratégia para alcançá-la;
  2. É uma ferramenta de controlo. Variações das projeções são um aviso de potenciais problemas, o que ajuda a antecipar medidas corretivas.
Vendas

A projeção de vendas não é mais do que uma estimativa da quantidade de produtos ou serviços que serão vendidos num determinado período futuro, ou seja, o valor das receitas que o negócio irá gerar.

Como em qualquer cálculo a efetuar num Plano de Negócio, estas projeções não devem ter por base o “olhómetro”. Devem ser baseadas em factos e na análise dos seguintes custos, de acordo com o tipo de negócio:

  • Custo dos Produtos Vendidos: comum em indústrias, que produzem os seus próprios produtos;
  • Custos das Mercadorias Vendidas: geralmente empresas de comércio que revendem produtos de terceiros ou empresas que fazem outsourcing de parte ou de toda a sua produção;
  • Custos dos Serviços Prestados: aplicado a empresas que vendem serviços, como, por exemplo, serviços de consultoria ou auditorias.

Para obter uma Projeção de Vendas, comece por realizar uma estimativa de vendas mensal, a partir de um preço para cada produto ou serviço. Este preço pode ser calculado, como vimos anteriormente, pode ser estimado ou pode ser baseado na concorrência. No entanto, quer o preço quer o volume de vendas devem ser o mais precisos possível, tendo em conta a capacidade produtiva, o potencial dos canais de vendas ou a capacidade de prestar o serviço.

Cash-Flow

O termo Cash-Flow (fluxo de caixa), representa a diferença entre as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa durante um determinado período de tempo. Esta demonstração calcula-se através da elaboração do Mapa de Cash-Flow (demonstração dos fluxos de caixa ou mapa de tesouraria).

O controlo de Caixa é essencial para empresas terem sustentabilidade financeira. A Projeção do Cash Flow estima as entradas e saídas de dinheiro que afetarão a caixa (dinheiro) da empresa. Estas estimativas podem ser feitas de diversas formas, mas em geral consiste na análise de dados passados e projeções de cenários futuros. Com isso, é possível planear melhor as necessidades de investimentos financeiros.

Break-Even

É o ponto onde o total das vendas é igual ao total dos custos (fixos e variáveis), ou seja, é o ponto onde não há lucro ou prejuízo. Também é conhecido como o ponto morto ou ponto crítico das vendas.

O Break Even apresenta o valor mínimo que o negócio precisa gerar todos os meses para pagar as contas, e ter lucro a partir daí.

Se este número for significativamente mais baixo que a Margem de Lucro, significa que a empresa estará com fluxos de caixa positivos, ou seja, além de honrar as dívidas com funcionários e fornecedores, ainda estará a acumular dinheiro para realizar investimentos, expandir o negócio ou remunerar os sócios e acionistas.

Mas se o Ponto de Equilíbrio estiver mais alto ou muito próximo da Margem de Lucro, isso é um sinal de alerta. A empresa pode estar a trabalhar apenas para cobrir os gastos e isto é muito arriscado. Ao menor deslize no volume de vendas, a empresa pode terminar o mês com prejuízos.

Neste caso, pode-se:

  • Aumentar do valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços (para poder aumentar o preço de venda sem perder mercado);
  • Reduzir o Custo Variável (para aumentar a Margem de Lucro);
  • Reduzir as Despesas Operacionais (para diminuir o Ponto de Equilíbrio);
  • Aumentar o Volume de Vendas (para compensar a baixa Margem de Lucro ou o alto índice de Ponto de Equilíbrio).

Em conclusão, sempre que tiver que tomar decisões, por exemplo, em relação ao lançamento de um novo produto ou serviço, tente perceber como esse investimento vai influenciar o ponto de equilíbrio.

Avaliação do projeto/negócio

A avaliação financeira de um projeto/negócio tem grande importância na elaboração do Plano de Negócios. Neste ponto compara-se a valor do investimento com o valor das receitas líquidas (cash-flows) para validar se o resultado gerado é positivo ou negativo. O objetivo é, pois, perceber se o projeto/negócio gera valor suficiente para pagar o investimento.

Existem vários critérios para se avaliar um projeto/negócio, mas apresentamos os três métodos mais comuns.

TIR – Taxa Interna de Rentabilidade

A TIR é um indicador usado para medir a rentabilidade do negócio, quando se conhece o tempo do investimento, o seu valor, receitas e custos. Quanto mais elevada é a TIR, maior a rentabilidade do projeto. A TIR pode e deve ser analisada de forma complementar com o VAL.

Payback - Período de retorno do investimento

Indica quanto tempo será necessário para se recuperar o investimento inicial num determinado projeto através dos cah-flows de exploração acumulados.

Este indicador é visto pelos gestores mais como um indicador do risco do projeto, do que da sua rentabilidade. Quanto mais rápido é o retorno do investimento, menor é o risco do projeto/negócio. Assim, não será de estranhar que projetos promissores, em termos de rentabilidade, possam ser rejeitados se apresentarem um payback longo.

Em resumo, este indicador responde à seguinte questão:
Quanto tempo é necessário para que o investimento inicial “fique pago”?

Não interessa, pois, que o VAL seja positivo para um período de 10 anos se o período de exploração é de 5 anos.

VAL - Valor Atual Líquido

O Valor Atual Líquido (VAL) é uma fórmula matemática-financeira utilizada para calcular o valor atual – no momento de arranque - de uma série de pagamentos futuros atualizados a uma taxa de atualização (taxa de desconto), subtraído do valor inicial do investimento. O cálculo do VAL é necessário uma vez que o dinheiro que vamos receber no futuro não vale o mesmo que o dinheiro no tempo presente. Isto é verdade porque não temos certeza de que vamos recebê-lo. Portanto, esse cálculo atualiza os valores futuros para o momento presente, permitindo avaliar a viabilidade do negócio.

Se o VAL for igual ou superior a zero o investimento é viável, caso contrário o mesmo não deve ser executado.

E se o Plano de Negócios não demonstrar a viabilidade da ideia/projeto?

  • Reveja a viabilidade da ideia;
  • Verifique se é possível alterar os pressupostos de custos, preços e objetivos de vendas;
  • Verifique se é possível e mais favorável orientar o negócio para outros mercados ainda não considerados.

Se ainda assim não conseguir demonstrar a viabilidade da ideia /projeto, pondere abandonar esta ideia e encontrar outra.

 

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email