Skip to main content
11 janeiro 2014
Follow Us

Modelo de rentabilidade operacional

Os rácios de rentabilidade mais importantes, ROE e ROA, não podem ser diretamente geridos. Não é possível atuar diretamente sobre estes indicadores pois eles medem os resultados sobre decisões tomadas a um nível operacional mais baixo. Por isso, os gestores concentram-se em otimizar o modelo de rentabilidade operacional conforme veremos neste artigo.

O que influencia a margem das vendas?

No artigo anterior vimos que a Rentabilidade do Ativo é dada pela seguinte expressão:

afin24

Este rácio pode ser decomposto através de:

afin27

Em que a primeira parte da fórmula:

afin28

Corresponde à rentabilidade das vendas.

Enquanto a segunda:

afin29

Corresponde à rotação do ativo.

De uma forma genérica, podemos afirmar que a rentabilidade do ativo é igual à margem das vendas – o valor que é libertado pelas vendas deduzido dos gastos operacionais - multiplicada pela rotação do ativo – o número de “voltas” que o ativo deu durante o período. Assim, empresas diferentes seguem modelos de rentabilidade diferentes em função das suas estruturas e do setor em que operam.

Vejamos os seguintes exemplos para compreendermos melhor como estes indicadores funcionam em conjunto. Nos gráficos abaixo podemos ver estes rácios para três empresas diferentes:

Empresa A

afin30

Empresa B

afin31

Empresa C

afin32

A empresa A segue um modelo de margens baixas (7%) com uma elevada rotação do ativo (2 vezes), que proporciona uma rentabilidade do ativo de 14%. Multiplicando 7 por 2 chegamos a este valor. Esta empresa seria uma empresa do setor da distribuição alimentar por exemplo.

A empresa B tem um modelo totalmente diferente. As margens são elevadas (25%) enquanto a rotação do ativo é baixa (0,6 vezes). Provavelmente esta empresa tem uma estrutura de ativos não correntes bastante pesada. Seria tipicamente uma empresa do setor das telecomunicações.

A empresa C tem um modelo intermédio, com margens mais elevadas do que a empresa A (12%) mas com uma rotação do ativo menor (1,2 vezes). Esta empresa seria provavelmente uma empresa industrial.

Ao concentrarem-se na margem das vendas e na rotação do ativo, os gestores vão tomar decisões que influenciam diretamente a rentabilidade do ativo, que, por sua vez, tem um impacto direto na rentabilidade dos capitais próprios e no valor da empresa.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email