Skip to main content
08 janeiro 2014
Follow Us

Taxas de juro nominais e efetivas

Como vimos no artigo anterior, nem sempre a mesma taxa de juro anual significa o mesmo em períodos de capitalização diferentes. Uma taxa anual de 10% capitalizada semestralmente representa uma taxa efetiva de remuneração anual de 10,25%.

Este valor pode ser calculado tendo em conta que a taxa de juro semestral - proporcional à taxa de juro anual de 10% - é de 5%. Dividimos a taxa anual por 2 dado que o ano tem 2 semestres.

Então, no final do ano teríamos duas capitalizações equivalentes a:

(1+5%)^2

Que é igual a 1,1025 e assim permite concluir que a taxa de juro anual efetiva seria de 10,25%.

À taxa proporcional anual de 10% damos o nome de taxa de juro nominal. As taxas de juro nominais são utilizadas pela maior parte dos bancos e outras entidades financeiras por uma questão de simplicidade e porque se convencionou o ano como período de referência para as taxas de juro. No entanto, mais uma vez, lembramos que é necessário conhecer o período de capitalização e o regime de juro para poder comparar taxas de juros de forma correta.

Sendo assim, qual das seguintes remunerações preferia para uma aplicação num depósito a prazo?

  • Taxa de juro efetiva de 10% ano
  • Taxa de juro anual nominal de 9,5% com capitalização mensal de juros
  • Taxa de juro anual nominal de 9,7% com capitalização trimestral de juros

A melhor forma de encontrar a resposta certa para este problema é colocarmo-nos na pele do investidor. Fazendo umas simples contas nas costas de um envelope deverá ser suficiente para chegar a uma conclusão.

Ainda assim, se prefere uma forma mais científica para a resolução do problema, poderá converter todas as taxas para a taxa anual efetiva e compará-las, usando a seguinte fórmula:

afin16

Em que:

  • re é a taxa de juro anual efetiva que pretendemos calcular
  • k é o número de períodos de capitalização por ano

Faça você mesmo os cálculos e encontre a resposta certa. Da minha parte, iria preferir a terceira hipótese. Em caso de dúvidas, consulte o fórum.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email