basico1
  • Setembro 8, 2017

Follow Us

Não se limite aos gráficos básicos

Quando pensamos no Excel, o que nos vem à cabeça são longas listas ou tabelas de linhas e colinas cheias de números. No entanto, o Excel é uma excelente ferramenta de apresentação visual de dados sob a forma gráfica. De fato, o Excel é, provavelmente, o software mais usado para criar gráficos.
Já sabemos que um gráfico é uma representação visual de valores numéricos. O Excel proporciona os instrumentos necessários para se criar vários gráficos altamente personalizáveis.
O Excel tem muitos tipos de gráficos tais como Gráficos de Coluna ou de Barras, de Linhas ou de Área, Gráficos Circulares ou em Anel, e assim por diante. Contudo, aqui vamos falar sobre outros tipos de gráficos menos comuns: o gráfico de coluna flutuante, o gráfico de Gantt, o gráfico de Gauge e o gráfico de termómetro.
Apesar de nenhum destes gráficos estar disponível como gráfico padrão, não se preocupe. Vamos ver como criá-los no Excel.

Flutuação de gráficos de coluna

Um gráfico de colunas que flutuam é ótimo para comparar os níveis baixos e níveis altos de um intervalo de valor.

Para criar o gráfico abaixo, escolhemos um gráfico de coluna empilhado de duas séries de dados. Neste exemplo temos as vendas anuais de uma empresa (série 1) e as respetivas previsões de vendas (série 2).

 

basico1

O que fazer para converte este gráfico num gráfico de colunas suspensas? Primeiro, selecionamos a parte inferior das colunas.

Nota: quando clicamos numa única coluna, todas as instâncias da mesma série são selecionadas.

Ao selecionar uma coluna, abre-se o painel lateral direito Formatar Série de Dados. De seguida, escolhemos o separador Preenchimento e Linha e selecionamos Sem Preenchimento. A série de dados da parte inferior fica, assim, oculta no gráfico, o que simula um efeito de flutuação. Não esquecer de retirar a legenda e acrescentar o título se necessário.

 

basico2

Gráfico de Gantt

Podemos usar o mesmo método para criar um gráfico de Gantt. Temos, por exemplo, de planear algumas tarefas e queremos representar essa sequência.

Para este gráfico, usamos um gráfico de Barras Empilhadas (horizontalmente) que tem duas séries de dados. Quando escondemos a primeira série de dados, à semelhança do exemplo anterior, este gráfico mostrará barras que flutuam, o que é perfeito para um gráfico de Gantt.

Nota: Formatar Eixo > Opções de Eixo > Categorias em Ordem Inversa para que as tarefas sejam ordenadas verticalmente.

basico3

Gráfico de medida (Gráfico de Gauge)

Este tipo de gráfico combina um Gráfico de Anel e um Gráfico Circular num único gráfico.
Para criar um gráfico destes, temos de seguir os seguintes passos:

  • Criar uma escala, como por exemplo esta:

basico4

Estes indicadores podem ter outros valores, bem como podemos criar outros intervalos, desde que totalizem 100.

  • Criar os valores para o ponteiro, como por exemplo:

basico5

De notar que os valores desta tabela totalizam 200, que é a o valor das circunferências de ambos os gráficos. O Valor (do ponteiro) é igual ao valor da medida que queremos mostrar menos o valor do ponteiro. O Tamanho (do ponteiro) é igual ao valor da medida que queremos mostrar menos o Valor (é um valor fixo). O Complemento é a diferença entre os 200 e a soma do Valor e do Tamanho (do ponteiro).

  • Agora vamos destacar o valor que vai estar indexado ao gráfico. Por exemplo:

basico6

Este valor é, então, igual à soma do Valor e do Tamanho do ponteiro. Se alterar este valor, os outros também se alteram. Optei por colocar numa “caixa” à parte para ser mais fácil de destacar e de não correr o risco de alterar os valores da tabela do ponteiro.

basico7

  • Agora já podemos começar a construção do gráfico.

Em primeiro lugar vamos inserir um Gráfico de Anel. De seguida, em Estrutura abrimos a caixa Selecionar Origem de Dados, do comando Selecionar Dados > Adicionar, para Editar Série – Escrever Nome e selecionar valores. O nome definimos como Performance de Vendas, por exemplo.

basico8

Agora temos de mudar o ângulo para podermos ter as partes “partidas” apresentadas na forma correta. Selecionamos a Série de Dados (em Opções de Série) e alteramos o Ângulo do 1º. setor para 270º. Também podemos alterar o Diâmetro do Anel, por exemplo para 50%.

basico9

Importa formatar o gráfico para ficar de acordo com a imagem de velocímetro. Começamos por retirar a Legenda e depois vamos “esconder” a parte de baixo do gráfico. Selecionamos a área amarela e no formatador do Ponto de Dados escolhemos a opção Sem preenchimento. Continuando, agora temos de formatar a cor de cada parte superior do gráfico. Podemos usar as tradicionais cores vermelho, amarelo e verde. Se quisermos podemos adicionar os nomes da escala em cada uma destas partes. Selecionamos a Origem dos Dados e em Rótulos do Eixo > Editar > escolher o intervalo da escala (com o total incluído) e depois temos de inserir os Rótulos de Dados e formatar a gosto.

basico10

Este quadrado aqui no fim da imagem corresponde ao total da escala, mas vamos mantê-lo também invisível. É só escolher Branco para a cor do texto.

  • Agora vamos construir o Ponteiro.

O processo é o mesmo, isto é, inserimos outro gráfico de anel, como 2ª Série. A esta série chamamos ponteiro e selecionamos os dados da respetiva tabela. Formatamos a cor dos elementos (pontos) que não queremos ver e já está.

Nota: para ser mais fácil identificar o ponto do ponteiro, sugiro que aumentemos o seu tamanho para a formatação.

basico11

Agora temos de alterar este tipo de gráfico (da 2ª Série) de Anel para um Gráfico Circular e indicá-lo como eixo secundário, conforme figura abaixo.

basico12

E o gráfico está pronto. A forma de apresentação, conforme figura seguinte, é uma das minhas preferidas, uma vez que temos um visualizador “digital” que favorece a compreensão dos valores indicados pelo ponteiro. É muito fácil de conseguir. Para isso temos de inserir uma forma – separador Inserir > Ilustrações > Formas e depois centrar no gráfico. Selecionamos a forma e clicamos para inserir o valor da célula que tem o valor mostrado.

basico13

Antes de dar por terminado o gráfico devemos testar se está pronto a usar.

 

basico13.1

Gráfico de termómetro

Vamos agora ver como criar um gráfico que se assemelha um termômetro. Este tipo de gráfico serve para apresentar dados que mostram a percentagem de um valor (no nosso exemplo, queremos ver a evolução diária das vendas). Esta forma visual, pode ser interessante para aumentar o envolvimento e a motivação de uma equipa para atingir os resultados definidos.
Em primeiro lugar, precisamos dos dados mostrem o valor da posição atual e o valor do objetivo. Depois, calculamos a percentagem.

basico14

Selecionamos a célula com a percentagem e inserimos um gráfico de coluna.

basico15

Agora, temos de proceder à formatação do gráfico.

  • Retirar o título do gráfico e o eixo horizontal.
  • Formatar o eixo vertical – Nas Opções de Eixo, temos de alterar o Limites Mínimo para 0 (zero) e Máximo para 1 (um). Assim, vamos ter a escala de 0-100% das vendas.

basico16

  • Selecionamos a coluna para Formatar Série de Dados, na Largura do Intervalo. Passamos para 0%.
  • Com a coluna toda novamente selecionada, Formatar Área do Desenho e fazemos o Preenchimento Sólido.
  • Selecionamos a parte de baixo da coluna (que agora está a azul) e alteramos a cor para vermelho, para ser a cor que conhecemos dos termómetros.
  • Para dar a forma pretendida, juntamos à base da coluna um retângulo: Inserir > Ilustrações > Formas para “esticar” a figura. Não esquecer de preencher com a mesma cor e de retirar o contorno da forma.
  • Falta só juntar uma forma oval para terminar o efeito desejado.

basico17

  • Para terminar, e de forma a facilitar a leitura, podemos inserir um “marcador” no termómetro. Como? Selecionamos o gráfico e no botão Elementos do Gráfico escolhemos Etiquetas de Dados e Extremidade Interior.
  • Por fim, é só testar.

Podíamos formatar o gráfico de variadas formas, mas isso fica ao gosto de cada um. Deixo uma dica: selecionar todas as partes que compõem o termómetro e Agrupar, para facilitar a movimentação do gráfico pela folha de cálculo.

basico18

Aqui está o efeito do nosso trabalho. O Gráfico está pronto É só fazer com que a “temperatura” aumente!

O Objetivo deste artigo é explicar, de uma forma simples, como se criam estes gráficos que, apesar de serem controversos, ficam bem num dashboard, principalmente pela mensagem visual que conseguem transmitir.

Últimos Posts

Junho 12, 2025
Relatório Analítico Power BI com dados da Training App
Maio 3, 2025
Como as empresas podem usar a inteligência artificial para crescer
Abril 29, 2025
How can businesses use artificial intelligence to grow?
Março 18, 2025
Playing with data visuals on Power Apps: a creative approach