2var1
  • Setembro 19, 2014

Follow Us

Inseguro sobre a atribuição de descontos? Use a tabela de dados do Excel! – parte 2

No caso anterior, vimos o impacto dos descontos no resultado líquido da empresa. Esta é uma análise simples mas muitas vezes a realidade é mais complexa do que isto. Neste artigo vamos ver como podemos analisar o efeito de duas variáveis no resultado.

Durante a tomada de decisão da atribuição de descontos a Direção da Empresa questionou o efeito conjunto dos descontos e das quantidades vendidas.

Sabemos que existe aqui uma relação entre as duas variáveis

Tal como acontece com a maioria dos produtos, quanto maior for o desconto maior será a quantidade vendida. O caso em análise não é diferente: é de esperar que se vendam mais sapatilhas se o desconto for maior.

Por isso, o Diretor Comercial quer analisar o efeito conjunto das duas variáveis no Resultadoado Líquido.

Para resolver o problema, vamos começar com a mesma conta de exploração tendo em conta as recomendações anteriormente mencionadas. Temos assim como ponto de partida:

2var1

De seguida, vamos utilizar o espaço ao lado para criar uma tabela com vários cenários possíveis. Em cada coluna da tabela, vamos simular diferentes quantidades vendidas e em cada coluna cada valor de descontos atribuídos.

Vamos assumir intervalos de quantidades vendidas de 1.000 unidades e intervalos de descontos de 2 pontos percentuais:

2var2

Como pretendemos analisar o efeito destas duas variáveis no Resultadoado Líquido, vamos utilizar o canto superior esquerdo da tabela e relacioná-lo com a célula onde é calculado esse resulado. No nosso caso, trata-se da célula C15, pelo que teríamos na célula F3 o seguinte:

2var3

O campo de soluções que procuramos vai ficar no intervalo de células G4:L12. A ferramenta que vamos utilizar é a mesma que utilizamos anteriormente, ou seja, é a tabela de dados do Excel.

Para a ela acedermos, vamos selecionar primeiro toda a tabela, no intervalo F3:L12 e no friso do Excel escolher: “Data”, “What-if Analysis” e “Data Table”:

2var4

No passo seguinte, teremos que indicar as células que servirão como variáveis que pretendemos analisar. Assim, a célula de input às quantidades vendidas será a C3 e a célula de input aos descontos, a célula C5:

2var5

E rapidamente chegamos à solução! 

2var6

Imediatamente verificamos que se as vendas se mantiverem inalteradas nas 10.000 unidades e se o desconto for de 10%, o lucro da empresa será nulo. Já havíamos chegado a esta conclusão no caso anterior, pelo que apenas estamos a confirmar os resultados que já conhecíamos.

Mas outras conclusões podem ser extraídas desta tabela, podendo o lucro variar entre o prejuízo de 9.000 euros (quando o desconto é de 16% e as vendas se mantêm nas 10.000 unidades) até aos 45.000 euros do outro canto da tabela (no caso da empresa não atribuir qualquer desconto e ainda assim vender 15.000 unidades).

Para facilitar a leitura das conclusões, poderíamos apoiar-nos na formatação condicional. Que tal usar uma escala de cores para mostrar onde estão os melhores e piores resultados possíveis da nossa análise?

2var7

Nota: o ficheiro utilizado nas duas situações pode ser descarregado abaixo.

Nuno Nogueira

Últimos Posts

Junho 12, 2025
Relatório Analítico Power BI com dados da Training App
Maio 3, 2025
Como as empresas podem usar a inteligência artificial para crescer
Abril 29, 2025
How can businesses use artificial intelligence to grow?
Março 18, 2025
Playing with data visuals on Power Apps: a creative approach