Skip to main content
02 June 2021
Follow Us

Recolha automática de preços a partir de websites com RPA no Power Automate Desktop

Perde horas consecutivas a extrair preços de matérias-primas?

Dá por si perdido a compilar os preços dos produtos dos seus concorrentes todos os dias?

Foi a pensar em si que desenvolvi uma solução inteligente para automatizar estes processos, pois ninguém gosta de repetir vezes sem conta a mesma tarefa aborrecida!

Para tal, recorri à tecnologia disruptiva de Automação de Processos Robóticos ou Robotic Process Automation (RPA) incluída no Microsoft Power Automate Desktop (PAD) para criar um fluxo de ambiente de trabalho.

Com a RPA é possível construir robots ou ‘bots’ de software que mimetizam as ações humanas no computador, tais como cliques no rato, dados inseridos no teclado, copy-paste, entre outras, executando ações de uma forma incrivelmente rápida e ausente de erros! Esta tecnologia encontra-se presente na solução Desktop da ferramenta Power Automate, também ela pertencente ao ecossistema Power da Microsoft, a par do Power BI, Power Apps e Power Virtual Agents.

No exemplo em questão, vamos entrar no site da Microsoft com um robot de software, extrair todos os preços dos artigos Surface em promoção para uma tabela de Excel e por último tirar um screenshot à página web.

Vamos então ver como funciona este bot construído no PAD:

Como conseguiu visualizar, em apenas 28 segundos, o computador, sem qualquer intervenção minha, executou totalmente o processo pretendido:

1 - Entrou no site da Microsoft;

2 - Clicou no separador “Ofertas especiais”;

3 - Desceu até meio da página das “Promoções Microsoft Store” e clicou na opção "Mostrar tudo" na secção de “Promoções Surface”;

5 - Extraiu todos os nomes dos artigos Surface, os preços atuais e anteriores, assim como os respetivos links;

Imagem1.png

6 – Criou uma tabela num ficheiro modelo de Excel, devidamente formatado, com 15 linhas, considerando os 15 resultados existentes;

Imagem2.png

7 - Gravou o ficheiro de Excel, colocando na extensão do nome a data e hora da extração dos preços;

8 - Por último, capturou a totalidade da página web e gravou a imagem num ficheiro com o formato png.

Com uma solução desta natureza, as suas “dores” neste longo, aborrecido e repetitivo processo de extração de informação, seriam resolvidas, permitindo-lhe concentrar-se nas tarefas de maior valor para a sua empresa. Rapidamente aumentaria a eficiência operacional e a produtividade globais, reduzindo os custos e os erros associados à entrada manual de informação.

Foque-se no mais importante, a automação trata do resto.

Ficheiros em anexo

Diogo Amorim

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email