22 junho 2015
# Tags
Follow Us

O que é o corporate governance?

Formação Power BI

Outubro 2021
  • Live streaming
  • Lisboa
  • Porto
02 February, 2021

Pode definir-se corporate governance como o sistema de regras e condutas relativo ao exercício da direção e controlo das empresas. Corporate governance exprime a relação de uma empresa com os seus acionistas e de uma forma mais alargada a relação que a empresa mantem com os seus stakeholders.

A empresa, enquanto sistema aberto, influencia e é influenciada pela sua envolvente externa. Assim, aferimos que todas as suas operações afetarão a sociedade em geral. Dito de outro modo, o objetivo da empresa transcende a obtenção do lucro e volta-se para a criação de valor. Desta forma, a abrangência das preocupações dos gestores incluem as relações que estabelecem com todos os atores da vida empresarial.

Conforme define a OCDE, o corporate governance é um sistema através do qual as empresas são geridas e controladas. O corporate governance especifica a quais os direitos e responsabilidades entre todos os intervenientes da empresa, desde o topo até à base da estrutura organizacional.

O conceito de corporate governance ganha maior importância à medida que a posição das organizações perante a sociedade foi mudando. Os escândalos vividos nas grandes empresas que puseram em causa o comportamento dos seus gestores vieram reforçar a necessidade de criar mecanismos que conduzam a uma maior transparência na gestão das empresas.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE), foi fundada na década de 60 do século XX, com sede em Paris e cujo objetivo primordial é apoiar o desenvolvimento económico duradouro e sustentado e contribuir para o desenvolvimento do comércio mundial, emitiu em 2004 um documento onde se encontram recomendações relativas ao corporate governance, intitulado de “Princípios de Corporate Governance”, que pode ler aqui (http://www.oecd.org/daf/ca/corporategovernanceprinciples/33931148.pdf).

Em Portugal, a Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), também emitiu um documento orientador relativo ao corporate governance das sociedades cotadas em bolsa. É possível ver o referido documento aqui (http://www.cmvm.pt/EN/Recomendacao/Documents/Final.trad.Cod.Gov.Soc.09.10.2013.MM.pdf).

A emissão destas recomendações corroboram a preocupação crescente com as questões relacionadas com o corporate governance e consequentemente com a responsabilidade que as empresas têm para com os seus stakeholders.

corporate governance

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário
Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email