28 janeiro 2015
# Tags
Follow Us

O que significa Genchi Genbutsu?

Formação Power BI

Outubro 2021
  • Live streaming
  • Lisboa
  • Porto
02 February, 2021

Genchi Genbutsu é uma expressão japonese que significa “vá e veja por si mesmo”. A ideia por detrás do conceito de Genchi Genbutsu é muito similar à ideia do conceito de Managment by Walking Aroung (MBWA).

Este conceito está assente na ideia que o processo de tomada de decisão deve iniciar-se através do conhecimento dos factos in loco e não através de informação transmitida por interpostas pessoas. A resolução de problemas implica que os gestores se desloquem ao chão da fábrica para avaliarem por si a dimensão dos problemas. Percorrer o chão da fábrica diminui a distância entre as chefias e os colaboradores e minimiza o risco de enviesamento de informação. A filosofia de gestão Genchi Genbutsu pressupõe que compreender o problema, desde a sua origem até às suas consequências, só é possível se se observarem com atenção os processos no local em que estes ocorrem.

Genchi Genbutsu é um conceito que defende que as decisões de negócios são baseadas em informação fidedigna e a única maneira de a obter, segundo esta, é no chão da fábrica.

Um outro conceito relacionado com o Genchi Genbutsu é o Gemba. Gemba significa “onde a ação acontece”. O primeiro passo para a resolução dos problemas é ir ao “Gemba”, isto é, constatar os factos no local em que estes acontecem. São muitas as situações observadas que não são descritas aos superiores hierárquicos porque se julgam irrelevantes, estas omissões podem encobrir informação relevante para a resolução de problemas.

Genchi Genbutsu é uma das ferramentas de resolução de problemas do Modelo Toyota (The Toyota Way). A Toyota é promotora deste e de outros conceitos que tem como base a filosofia japonesa com vista ao desempenho superior da organização. Esta empresa promove a inovação e o pensamento criativo como base para a resolução dos problemas. Um exemplo de aplicação desta filosofia ocorreu em 2004, quando um engenheiro da empresa, Yuji Yokoya, incumbido da chefia do projeto de desenvolvimento do modelo Sienna da Toyota, decide ele próprio, testar o modelo conduzindo 53.000 milhas. Yuji Yokoya tinha o objetivo de ser ele próprio a verificar quais os problemas que o modelo apresentava e quais as melhorias que tinha de realizar.

O vídeo que se segue descreve resumidamente o conceito de Genchi genbutsu e a história da evolução da Toyota.

Para uma leitura mais aprofundada sobre o tema, leia as fontes que serviram de suporte a este texto:

  • Jeffrey K. Liker, The Toyota Way. New York: McGraw-Hill, 2003. p. 223
  • http://www.economist.com/node/14299017
  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário
Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email