15 janeiro 2015
Follow Us

O que é o offshoring?

Formação Power BI

  • Live streaming
  • Lisboa
  • Porto

Offshoring designa a deslocação da produção de uma região para outra com o objetivo de reduzir os custos de produção. O termo offshoring é muitas vezes utilizado como sinónimo de outsourcing. Há, no entanto, diferenças a assinalar entre os dois conceitos.
A transferência da atividade produtiva e respetivos postos de trabalho de regiões com custos de produção significativos para regiões onde o custo de produção é significativamente mais baixo, nomeadamente no que respeita à mão-de-obra e matérias-primas, designa-se por offshoring ou deslocalização industrial.

O outsourcing designa a contratação de uma entidade externa à empresa para desenvolver uma determinada atividade da organização. Grande parte das pequenas e médias empresas subcontratam os serviços prestados por empresas de contabilidade em detrimento da implementação de um departamento de contabilidade.

É frequente haver lugar à subcontratação de determinadas partes da produção, especialmente em períodos de elevada produção. O recurso ao outsourcing permite um maior enfoque da empresa na sua atividade principal, obtendo assim ganhos significativos.

Em matéria de offshoring importa ainda referir que a deslocalização da atividade industrial é uma consequência da globalização e do clima económico que se sente. As empresas em busca de melhor desempenho desenvolvem estratégias de offshoring com o objetivo de aumentarem a sua vantagem competitiva.

A estratégia de offshoring é controversa no sentido em que levanta questões ao nível da ética e da moral. É frequente ver referido como desvantagem o impacto social que a deslocação da atividade industrial de uma empresa provoca no meio em que estava inserida. De igual forma, também é comum ver referido o aproveitamento abusivo de apoios públicos por parte de empresas que depois decidem pela deslocalização para regiões com custos de produção inferiores.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email