28 janeiro 2011
# Tags
Follow Us

O que são fusões e aquisições?

Formação Power BI

  • Live streaming
  • Lisboa
  • Porto
02 February, 2021

Fusões são operações económicas que agrupam duas ou mais empresas originando uma nova. Aquisições são a compra de uma empresa por outra empresa. Em ambos os casos ocorre uma integração de operações, organização, estratégia e controlo do capital.

Normalmente, a empresa adquirente é maior do que a adquirida ou incorporada. No entanto, também é possível que uma empresa mais pequena adquira uma maior. Isso é possível através do recurso a fontes de financiamento externo.

As razões que justificam a ocorrência de fusões e aquisições podem estar relacionadas com a estratégia de mercado, a obtenção de sinergias, a melhoria da eficiência na afectação de recursos ou porque surge uma oportunidade de comprar uma empresa por um valor inferior ao seu real valor intrínseco.

Por exemplo, há uns anos atrás falou-se muito do BPI e do BCP e da aquisição da PT e da PT Multimédia pela Sonae. Em ambos os casos, as operações não foram bem sucedidas.

Exemplos de fusões e aquisições: a compra de hipermercados Carrefour pela Sonae, a fusão entre a British Airways e a Iberia, entre a AIP e AEP.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário
Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email