09 julho 2010
# Tags
Follow Us

O que é a segmentação do mercado?

Formação Power BI

  • Live streaming
  • Lisboa
  • Porto
02 February, 2021

A segmentação do mercado é utilizada tanto pelo Marketing como pelas empresas, na definição da sua estratégia, ao identificar o seu mercado alvo. Segmentar um mercado significa dividi-lo, ou seja, os consumidores são agrupados por segmentos (grupos), com características, necessidades e preferências homogéneas. Assim, a empresa poderá identificar e privilegiar um ou vários segmentos de acordo com a sua gama de produtos e objectivos.

O processo de segmentação requer que sejam identificados os critérios que afectam as decisões de compra. Existem diversos critérios de segmentação: demográficos, geográficos, sociais, económicos, de personalidades, de estilos de vida, de comportamentos e atitudes face ao produto e à marca.

A segmentação multi-critérios comprovou ser uma mais-valia que potencia melhores resultados comerciais. Geralmente, estabelecem-se as seguintes características para a segmentação: cada segmento deve ser homogéneo, mensurável, acessível e substancial em termos de rentabilidade.

Por exemplo:
A segmentação mais usual é realizada tendo em conta o sexo, a idade, o poder de compra, a localização ou os hábitos de consumo. Por exemplo, o mercado dos Saltos Altos dirigido às mulheres e adolescentes de países ocidentais.

Outro Exemplo:
O lançamento de produtos diferenciadores por marcas reconhecidas, em versões light. Aqui o objectivo é conseguir captar novos consumidores que no passado não adquiriam este produto, mas que no presente, ao verem esta diferenciação em termos calóricos, se sintam atraídos e o comprem.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário
Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email