09 julho 2010
# Tags
Follow Us

O que é a matriz SWOT?

Formação Power BI

  • Live streaming
  • Lisboa
  • Porto
02 February, 2021

A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia. SWOT significa Forças (S - Strengths), Fraquezas (W - Weaknesses), Oportunidades (O - Ppportunities) e Ameaças (T - Threats). Pela sua simplicidade, foi utilizada também em organizações sem fins lucrativos e alguns países.

A análise SWOT permite distinguir o ambiente interno - (factores e realidades internas - forças e fraquezas) e o ambiente externo (factores e aspectos futuros - oportunidades e ameaças) da organização.

A identificação do ambiente interno e externo revela-se muito útil para estabelecer estratégias e definir prioridades, tal como para decidir qual a direcção a ser tomada de forma a atingir o objectivo, tendo sempre sob um olhar crítico, as ameaças. A empresa dever questionar quais são as suas SWOT? E como lidar com elas de forma a maximizar os resultados? 

Além da SWOT, existe também o acrónimo USED:

  • Como é que as forças podem ser Usadas (Used)?
  • Como é que as fraquezas podem ser Paradas (Stopped)?
  • Como é que as oportunidades podem ser Exploradas (Exploited)?
  • Como é que as ameças podem ser Protegidas (Defended Against)?

As forças e as fraquezas são uma representação do momento presente. Por outro lado, as oportunidades e as ameaças representam o que a empresa espera do futuro. Deste modo, a análise SWOT deve relacionar as forças com as oportunidades e as fraquezas com as ameaças.

Por exemplo, se a empresa identificou como uma das suas forças a sua capacidade de lançar novos produtos no mercado e se vê uma oportunidade de crescimento económico elevado no mercado onde atua, pode estar perante uma estratégia de crescimento bem conseguida.

Por outro lado, se a empresa reconhece uma fraqueza por não dispor ainda de uma determinada tecnologia que o mercado e os concorrentes estão rapidamente a adotar (o que seria uma ameaça), terá que procurar encontrar uma solução para minimizar ou eliminar os seus efeitos.

As conclusões retiradas de uma análise SWOT devem ser apresentadas e sujeitas a debate e análise perante os decisores da organização, de modo a que conduzam à implementação de medidas concretas, com objetivos, prazos e responsabilidades claramente definidos. Só desta forma se poderá retirar um benefício desta ferramenta. De outra forma, a sua utlização poderá tornar-se um pouco subjetiva.

Leitura adicional: 
  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário
Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email