Skip to main content
14 janeiro 2021
Follow Us

Pequenos Múltiplos: maior flexibilidade gráfica

 Não importa em qual campo você trabalha - você provavelmente precisou comparar várias categorias de dados em algum ponto.

Você pode estar trabalhando com centros de custo, contas, locais de vendas, canais de vendas, regiões, modelos de automóveis, referenciadores de tráfego da web, etc. E quando você trabalha com várias categorias de dados , não precisa de abordagens complexas ou complicadas com várias páginas ou tabelas que são difíceis de ler.

Você poderia, por exemplo, utilizar filtros externos para filtrar os dados. Como na imagem a seguir, em que criamos um gráfico de colunas para analisarmos faturação dos produtos.

0.0 Pequenos múltiplos

No entanto, se precisarmos analisar as vendas por lojas, gestor, ou por país, por exemplo, teríamos de recorrer aos filtros laterais (à esquerda da página).

0.0 Pequenos múltiplos2

Imagine fazer essa análise, utilizando filtros, de vendedor a vendedor? Gastaríamos tempo e talvez não conseguíssemos compara com precisão um vendedor e outro.

Uma opção, seria utilizarmos um gráfico de linhas, com a faturação por gestor, avaliado ao longo do tempo.

0.0 Pequenos múltiplos3

Ou então, através do gráfico de friso, que também fica muito interessante:

0.0 Pequenos múltiplos4

No entanto, agora existe uma outra maneira de exibi-los de uma forma que instantaneamente torna muito mais perspicaz e fácil comparar conjuntos de dados em uma única página .

A visualização é chamada de pequenos múltiplos e, em seu núcleo, é um conceito simples. Em essência, você

  1. coloque todos os seus gráficos exibindo diferentes categorias em uma única página , e
  2. dimensione-os (sincronize o eixo Y).

O uso de múltiplos pequenos permite que qualquer pessoa olhando para o seu painel veja imediatamente quais categorias são as mais importantes e também analise as tendências.

0.0 Pequenos múltiplos5

O que são os Pequenos Múltiplos?

Small Multiples é o nome desse novo recurso implementado no Power BI, no final de 2020. Que na verdade, não possui um ícone gráfico próprio no friso de visualizações, pois ele está inserido dentro de alguns gráficos, nomeadamente, de barras, de colunas, de linhas e de área.

1.0 Pequenos múltiplos

Os múltiplos pequenos são um dos métodos de visualização de dados mais poderosos para relatórios financeiros e painéis. Pois permite que você exiba vários mini gráficos de linha, por exemplo, em um único visual que pode ser facetado por um valor de atributo.

Como ainda é uma versão Preview, deverá verificar se está habilitada para mostrar essa funcionalidade no seu Power BI. Basta aceder ao friso Ficheiro > Opções e definições > Opções > Funcionalidades de pré-visualização e certifique-se de que o ‘Pequenos múltiplo’ esteja ativada, tal como na imagem a diante:

2.0 Pequenos múltiplos

As possibilidades desse recurso são incríveis. Pois nos permite analisar os dados de forma estratificada, de modo a garantir maior poder de comparabilidade ou evolução temporal dos dados.

Em outras palavras, podemos dizer que conseguimos dividir um visual em várias versões de si mesmo através de uma dimensão escolhida. Isso ajuda a aumentar nossa produtividade, em termos de análises para diferentes cenários.

Como Utilizar os Pequenos Múltiplos?

Vejamos um exemplo. Suponha que pretendemos comparar e analisar a venda dos produtos através dos anos. Uma possibilidade seria usarmos o um gráfico de colunas agrupadas, com ‘Ano’ no eixo, ‘Faturação’ em valores e ‘Produto’ em múltiplos pequenos, tal como na imagem a seguir.

3.0 Pequenos múltiplos

A grade deve ser preenchida com os pequenos gráficos múltiplos, classificados pela ordem de classificação da dimensão escolhida, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Note que aparece uma barra de rolagem na lateral direita do gráfico, em que podemos descer e visualizar as demais categorias de produtos para cada um dos anos.

Veja no rolinho de tinta (Formato) que é possível escolher o esquema de grelha, ou seja, quantos gráficos serão exibidos nesse visual, na opção ‘Esquema de grelha’. Por definição, aparece 2 x 2 ( duas linhas por duas colunas). Mas podemos alterar para aquilo que fizer mais sentido ao nosso conjunto de dados.

4.0 Pequenos múltiplos

5.0 Pequenos múltiplos

Esse tipo de configuração é interessante alterar pois nos permite ter uma visão mais ampla dos dados e da forma como eles são, sem precisar usar a barra de rolagem. No entanto, possui um limite de 6 linhas por 6 colunas. O que acho que faz sentido, senão começamos a poluir demais o visual.

Características relevantes

Primeiro, existem oito gráficos que representam a faturação de 8 produtos diferentes, que é a característica definidora dos pequenos múltiplos. O segundo recurso obrigatório é que eles são produzidos usando a mesma escala , o que significa que o eixo Y precisa ter o mesmo máximo em todos os gráficos, ou seja, a escala do eixo y é fixa, o que nos permite maior comparabilidade.

Basta uma olhada para ver que as tendas são os produtos de maior faturação, principalmente em 2015. As mochilas, por outro lado, têm menor potencial de crescimento nas vendas. Se calhar, é o caso de os gestores verificarem a permanência desse produto, ou então, pensarem em ideias para marketing, cupons de descontos ou promoções relâmpago para elas.

Várias formas de construir uma mesma análise

Veja que há diferentes formas de analisarmos um mesmo assunto.

 5.0 Pequenos múltiplos1

6.0 Pequenos múltiplos

Verifique o que faz mais sentido para o seu conjunto de dados e aproveite ao máximo dessa funcionalidade.

Isso foi apenas uma breve demonstração deste recurso. No entanto, recomendo que o explore um pouco mais.

Fico por aqui e até a próxima semana.

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email