sexta, 11 janeiro 2019 16:16

Transformação Digital e as Apps à Medida

Escrito por 

Hoje vou falar sobre como a transformação digital e as aplicações à medida estão interligadas e promovem o sucesso das empresas. Não é um artigo técnico. Vou falar um pouco sobre a transformação digital, o seu significado geral e como as empresas estão a aderir. Vou igualmente falar sobre as aplicações móveis criadas à medida dos negócios, e a forma como esta ferramenta é um melhor aliado de uma empresa para atingir o sucesso.

O que é a Transformação Digital

Vou começar por dizer o que é a transformação digital. A transformação digital é uma mudança estrutural nas empresas, na qual se atribui uma grande importância à tecnologia, usando-a para melhorar o desempenho da empresa, aumentar o alcance dos negócios, garantir melhores resultados e acompanhar o mercado concorrencial. Trata-se, pois, de uma mudança radical na estrutura das organizações/empresas, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial.

Isto não significa apenas criar um site ou um blog para a sua empresa. Começar o processo de transformação digital implica a modificação das estruturas base da organização, utilizando as tecnologias como alicerces para o trabalho prático e estratégico. Um bom exemplo da utilização dessas tecnologias é a criação de aplicações móveis, à medida dos negócios de cada empresa, que, como veremos mais à frente, se revela um pilar importante no sucesso dos negócios.

No entanto, a transformação digital é um desafio de gestão mais do que de tecnologia, e ainda que despenda de tempo e recursos, os resultados da transformação digital a longo prazo são extremamente positivos. Com sistemas automatizados de registo de clientes, por exemplo, é muito mais simples, rápido e económico realizar transações, continuar um contato após a compra ou analisar comportamentos para aperfeiçoamento de produtos.

Aderir o processo de transformação digital significa que estaremos a melhorar a experiência do nosso cliente, criando e aplicando novas formas de comercializar produtos ou prestar serviços, otimizando a cadeia de processos e agilizando tomadas de decisões estratégicas a favor do mercado. (A criação das apps é testemunho dessa transformação).

As empresas consideram a transformação digital como algo absolutamente crucial, mas a maioria ainda não definiu uma estratégia que permita munir os seus colaboradores com as competências necessárias para a literacia digital.

Muito embora grande parte das empresas ainda resista, mesmo que de forma ténue, à transformação digital, é cada vez mais comum as empresas portuguesas serem detentoras de plataformas online que facilitam os seus negócios. E a mais recente atualização destas plataformas é a criação das chamadas aplicações móveis à medida dos seus negócios, já que são aplicações que funcionam num telemóvel (smartphone).

Aplicações móveis ao serviço do seu negócio

Em que medida as apps podem ajudar o seu negócio?

A transformação digital trouxe consigo a revisão do universo do qual estávamos acostumados e acomodados. O mundo tornou-se ágil e, nas empresas, grupos multidisciplinares apoiam, reinventam e criam negócios, por meio da união de ideias de diferentes habilidades e competências. A nova era impôs, portanto, um ritmo acelerado de ações, adequações e inovações.

Isto é verdade quando pensamos no aparecimento das apps criadas à medida de cada negócio. Desde o uso do smartphone até à utilização de uma aplicação totalmente criada para um negócio em particular, as vantagens são mais que muitas. De fácil utilização, não são necessários conhecimentos suplementares para se usar uma App, nem para se tirar partido do uso de uma App.

Os smartphones não são meros dispositivos para fazer e receber chamadas. Com a quantidade de aplicações que existem à disposição dos utilizadores, é fácil manter-se na linha da frente da inovação. É igualmente fácil ter acesso às aplicações disponibilizadas.

Mas mesmo com o enorme número de aplicações que se encontram disponíveis a todos, se a sua empresa criar uma app à medida específica do seu negócio, irá com certeza reverter em maior rendimento e investimento por parte dos seus clientes.

Vantagens de usarmos uma App no nosso negócio
  • Fidelização dos clientes

Uma App é uma ferramenta fundamental para fidelizar o cliente. Ela oferece múltiplas funções que possibilitam uma maior interação com os clientes. A ferramenta proporciona o conhecimento do seu consumidor, permitindo o envio de notificações e acesso a informações importantes.

  • Valorização da marca

O cliente quer ter acesso ao serviço na palma da mão (literalmente). Quer facilidade de acesso e rápida resolução do seu problema. Com a utilização de uma App à medida do seu negócio, a sua empresa disponibiliza ao seu cliente as respostas céleres que os mesmos procuram.

  • Angariação de novos clientes

Independentemente da sua área de negócio, o consumidor pretende sempre a maior facilidade que conseguir na hora da compra. Seja para coisas simples como encomendar comida, ou algo mais sofisticado, o facto de poder recorrer ao uso de uma app da sua empresa proporciona-lhe toda a comodidade na hora de fechar a compra/negócio.

As apps rapidamente se tornaram numa das principais formas de aproximar a marca da sua empresa com os seus clientes. É um canal de informação direta com o cliente, podendo integrar notificações, mensagens, envio de promoções e descontos, entre outras funcionalidades, aspetos valorizados pelo consumidor. São a forma que as empresas encontraram para aproveitarem todas as oportunidades que surgem de criação de novos e interessantes negócios.

Agora é fácil criar apps sem a necessidade de grandes conhecimentos de linguagem de programação. O PowerApps surge como uma ferramenta que visa dotar os gestores das ferramentas necessárias para eles próprios serem capazes de criar soluções à medida das necessidades do seu negócio.

A grande vantagem do PowerApps prende-se com o facto de o utilizador ter acesso a um número infindável de opções e funcionalidades, sem necessitar de aprender a programar ou a ter de se familiarizar com plataformas altamente complexas de gestão de bases de dados. Bem pelo contrário, o PowerApps permite ao utilizador recorrer a um conjunto de competências que já traz de outras plataformas e, assim, aplicar a mesma lógica na criação de aplicações móveis.

Concluindo, o uso de uma app criada à medida é a principal e mais importante aliada da sua empresa instalada no smartphone do seu consumidor!

Regina Costa

Licenciada em Educação pela Universidade do Minho, tem desenvolvido a sua atividade profissional na área da formação profissional, desempenhando neste momento funções de Gestora de Formação.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (0)

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location