segunda, 19 novembro 2018 09:58

Aplicações móveis enquanto grande tendência em Business Intelligence

Escrito por 

Hoje em dia, as empresas encontram-se sob cada vez maior pressão para tomar decisões suportadas em melhor informação, e de forma mais rápida. Por isso mesmo é cada vez mais importante que uma empresa opte pela integração de aplicações móveis de Business Intelligence nos seus processos de gestão, de forma a que os seus colaboradores possam ter acesso a toda a informação necessária em qualquer altura e em qualquer lugar, em tempo real.

Importância das aplicações móveis no contexto de Business Intelligence

Com a crescente integração e facilidade de acesso à internet através dos dispositivos móveis para as várias tarefas do nosso quotidiano, os gestores têm mais do que nunca o poder de melhorar a eficiência das suas operações e de se colocarem um passo à frente da concorrência. O acesso à informação já não é apenas feito em frente a um computador e limitado aos quadros superiores da empresa – seja no avião, a meio de uma reunião com o cliente ou no terreno, as aplicações móveis de BI permitem um consumo imediato de informação, indispensável a uma rápida tomada de decisão.
 
Existem já imensas soluções disponíveis no mercado cujo custo de implementação e manutenção é extremamente baixo, deixando estas ferramentas ao alcance até do mais pequeno negócio familiar. Em alguns casos, como no PowerApps da Microsoft, a própria criação destas aplicações é facilitada e desprovida de qualquer necessidade de programação, de forma a que sejam aqueles que conhecem o seu negócio como ninguém, a encontrar uma solução à medida dos seus desafios.

Tendência para o futuro

O foco neste tipo de aplicações móveis tem sido uma das grandes tendências na área de Business Intelligence nos últimos anos, e tudo indica que será para manter no futuro. Grandes empresas como a Microsoft, Apple, Google, IBM e Oracle têm lançado a um ritmo crescente vários serviços que lhe irão facilitar não só o acesso à informação operacional e financeira do seu negócio, mas também a forma como interage e interpreta essa informação, levando a melhorias de comunicação dentro da sua empresa (através da substituição de relatórios e burocracias em papel), à automatização de determinados processos (através da integração IoT e pedidos/notificações instantâneas no telemóvel ou email), e até ao corte de custos relacionados com ineficiências operacionais.
 
Tudo isto irá ajudar a que cada elemento da sua empresa possa dedicar mais tempo para aquilo que realmente importa!

Eduardo Ribeiro

Com um percurso académico sólido nas áreas de Economia e Corporate Finance é formador de PowerApps e Business Modelling e desenvolvedor de aplicações financeiras e de gestão.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (0)

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
Anexos (0 / 3)
Share Your Location