Skip to main content
26 setembro 2018
Follow Us

Melhore a sua análise através do cálculo dos rácios de liquidez!

Ter liquidez significa ter disponibilidade de dinheiro ou a possibilidade de o obter com facilidade para satisfazer os compromissos que estão a vencer no imediato. Esta é analisada e trabalhada todos os dias de modo a garantir que existe tesouraria adequada a todo o momento para pagar as dívidas que se vão vencendo no dia a dia da empresa.

 

Ciclo de tesouraria de uma empresa

Para compreender o que são rácios de liquidez é fundamental compreender primeiro como funciona o ciclo de tesouraria da empresa, isto é, como flui o dinheiro dentro da empresa, de onde surge e como ele é gasto.

Qualquer empresa recebe influxos de caixa a partir da venda de produtos ou da prestação de serviços. No entanto, muitas vezes este valor não é recebido imediatamente, dado que a empresa pode optar por conceder um prazo mais alargado de pagamento por parte dos clientes de forma a se tornar mais atrativa em relação aos seus concorrentes.

Adicionalmente, as empresas têm a possibilidade de compensar eventuais atrasos dos recebimentos dos seus clientes, atrasando igualmente os seus pagamentos a fornecedores.

Então as duas ferramentas de gestão que mais diretamente influenciam os níveis de tesouraria são a política de pagamentos a fornecedores e a eficácia das suas cobranças.

De igual forma, os inventários são a aplicação mais direta da tesouraria da empresa. Sem inventários de matéria-prima e mercadorias, as empresas não vendem, exceção feita às empresas que prestam serviços. Por isso, gerir os níveis de inventário da empresa é uma das tarefas mais críticas que as empresas têm de realizar com eficácia para otimizarem a sua liquidez – manter um nível baixo de inventários, pode implicar uma quebra nas vendas da empresa caso surja um aumento na procura pelos seus produtos, dada a não manutenção de existências suficientes; por outro lado, ao um nível demasiado elevado de inventário, a empresa não está a otimizar os seus recursos que poderiam ser aplicados noutros projetos ou instrumentos financeiros que apresentariam alguma rentabilidade para a empresa.

 

Liquidez Geral

Por forma a analisar a liquidez de uma empresa, um dos rácios mais utilizados é o rácio de liquidez geral. O passivo corrente representa obrigações que a empresa terá de pagar no prazo de um ano e o ativo corrente é correspondente ao dinheiro disponível (ou créditos/bens que se transformem em dinheiro num curto prazo de tempo). Diz-se então que a empresa está equilibrada em termos de liquidez se o ativo corrente for suficiente para cobrir as obrigações derivadas do passivo corrente:

5.1.liq.geral 

 

Liquidez Reduzida

Alguns analistas preferem, contudo, utilizar o rácio de liquidez reduzida. Este é utilizado com a mesma finalidade que o anterior, mas admite que as existências não poderão ser transformadas de imediato em liquidez, ou, pelo menos, que essa conversão será sempre abaixo do custo das existências valorizadas em balanço:

 5.2.liq.red

 

Liquidez Imediata

Alternativamente, é possível utilizar o rácio de liquidez imediata, também conhecido por Cash Ratio. Este é utilizado pelos analistas financeiros que pretendem conhecer o grau de cobertura dos passivos correntes pelas disponibilidades financeiras imediatas da empresa:

 5.3.liq.ime



%MCEPASTEBIN%

Ficheiros em anexo

Eduardo Ribeiro

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email