Skip to main content
13 setembro 2018
Follow Us

Usar o Solver nas decisões de gestão

O Solver, um suplemento do Excel, permite resolver problemas de otimização e pode ser facilmente usado pelos decisores das empresas para determinar as melhores opções de gestão dos seus recursos.

As melhores opções são as que são otimizadas face a um objetivo. O Solver permite ter 3 tipos de otimização: maximização, minimização ou atingir um determinado valor.

Por outro lado, esta ferramenta também tem 3 elementos fundamentais para garantir o cumprimento do nosso objetivo:

  • A célula objetivo,
  • as células que variam em função do objetivo e
  • as restrições aplicáveis ao modelo

Para exemplificar, vamos ver um exercício onde temos um valor disponível para comprar vários artigos e queremos obter a quantidade máxima de cada um, sem ultrapassar o budget.

solver1

Assim, verificamos que as quantidades que nos propomos a comprar de cada artigo multiplicadas pelo preço unitário, dá um total superior ao pretendido.

Então, como vamos resolver o problema?

Naturalmente, temos de ajustar a quantidade de cada produto até chegarmos ao valor do budget. Ora, este exercício de tentativa e erro, para além de poder ser demorado, pode também não ser a solução ótima que procuramos.

É aqui que entra o Solver. Com o Solver temos a garantia que a solução encontrada é ótima e chegamos a esse resultado de uma forma muito mais fácil de que fazer os ajustes de forma “manual”.

Se não tiver o Solver instalado, pode fazê-lo através do separador Ficheiro > Opções > Suplementos > Suplementos do Excel > clicar no botão «Ir». A caixa que se abre é a seguinte:

solver2

Depois de ativar o Solver e clicar no OK, ele vai ficar disponível no separador Dados.

A caixa que se abre determina o preenchimento de cada campo em função do nosso objetivo.

Assim, «Definir Objetivo» tem de ser a célula para a qual queremos otimizar a solução. No nosso exemplo é a célula do total ($E$8). A seguir, temos de determinar para que definimos o objetivo: máximo, mínimo ou um valor certo. Se se recordam, o nosso budget é de 1000€, pelo que será este o valor (1000) a inserir no campo «valor de», «alterando as células de variável». As células de variável são as células que se vão alterar de forma a que o objetivo seja cumprido. No nosso exemplo serão as células referentes às quantidades.

O que temos até agora é:

solver3

Em resumo, o Solver vai encontrar as quantidades ótimas a comprar para cumprirmos o nosso objetivo, que são os 1000€.
Estes dados serão suficientes para o Solver resolver o problema? O exercício não coloca restrições e o método de resolução parece adequado, uma vez que é um problema não linear. Assim, só temos de carregar no botão «Resolver» e ver o que acontece.

O Solver encontrou uma solução e os nossos dados ficaram assim:

solver4

O nosso budget foi cumprido, mas as quantidades não são inteiras. Ora, isto é um problema porque cada artigo é uma unidade. O que fazer agora?

Neste caso, voltamos a abrir o Solver e vamos colocar uma restrição à resolução do problema. Alguma ideia?

Exatamente. Vamos colocar a restrição de que as quantidades, ou melhor, as células de Quantidade, têm de ser números inteiros, conforme a imagem seguinte:

solver5

Agora o Solver apresenta-se assim:

solver6

Mantemos todos os campos iguais e acrescentamos uma restrição. Qual será o resultado?

solver7

É um resultado ligeiramente diferente, na medida em que não temos o artigo YTN. Vamos admitir que tínhamos obrigatoriamente de comprar pelo menos 1 quantidade desse artigo. Voltamos ao Solver e inserimos essa restrição.

solver8

O resultado agora é o seguinte:

solver9

De acordo com a mensagem de cálculo seguinte, poderão ser encontradas outras quantidades.

solver10

Assim, seguindo as instruções temos:

solver10

O resultado é o mesmo, mas a mensagem é diferente:

solver12

Mesmo com este pequeno percalço, chegamos a uma solução ótima e o nosso objetivo foi cumprido.

Este processo de ajustamento dos dados faz parte da utilização do Solver. Muitas vezes, inserimos os dados de acordo com o nosso objetivo, mas temos de os refinar ou melhorar em função dos resultados obtidos do Solver.

Espero que tenham percebido a utilidade deste suplemento e no vídeo irei demonstrar como o processo acaba por ser mais simples do que possa parecer.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email