Skip to main content
13 setembro 2018
Follow Us

O GAF enquanto medida da alavancagem financeira da sua empresa

No artigo anterior, procuramos perceber como o Grau de Alavancagem Operacional poderia ajudar na medição do risco de negócio e auxílio ao gestor na procura de maior estabilidade na operação da sua empresa. Desta vez, iremos analisar o nível de risco associado ao impacto que a estrutura financeira de uma empresa pode ter nos resultados gerados disponíveis para os acionistas.

O que é o Grau de Alavancagem Financeira (GAF)...

O grau de alavancagem financeira permite ao analista avaliar o nível de risco que determinada estrutura de financiamento tem – ao nível da utilização de dívida e respetivos financeiros – no valor total dos resultados gerados pela empresa e destinados aos sócios ou acionistas.

Este instrumento segue uma lógica em tudo semelhante ao Grau de Alavancagem Operacional (GAO), sendo que neste media a variação nos resultados operacionais causada por uma variação do volume de negócios. Neste caso, o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) indicará a variação percentual dos resultados correntes (disponíveis para o acionista) face a uma mudança percentual no volume de negócios gerado pela empresa.

Os resultados correntes são equivalentes aos resultados operacionais, depois de serem calculados os efeitos decorrentes dos gastos financeiros (ou seja, os resultados gerados pela empresa que serão alvo de impostos incidentes sobre o rendimento, o IRC).

O Grau de Alavancagem Financeira será então calculado da seguinte forma: 

Artigo4 img2

... e Como funciona na prática

Ilustremos então como funciona este instrumento num caso prático. Uma empresa Z apresenta os seguintes valores na sua demonstração de resultados para o ano de 2018. Existe uma igual probabilidade de a empresa registar um aumento ou diminuição do volume de negócios para 2019, dependendo da capacidade de a empresa conseguir ou não renovar um acordo de prestação de serviços com o seu maior cliente. Adicionalmente, iremos procurar perceber também qual o seu impacto nos resultados disponíveis para os acionistas, através do resultado por ação:

Artigo 4 img

Analisando os dados referentes a 2019, conseguimos calcular um GAF de 2.5. Este valor tem o significado prático de uma variação nos resultados operacionais de 10% gerar uma variação de nos resultados por ação na ordem dos 25%. Como no exemplo se registou uma variação de 20% nos resultados operacionais e se mantiveram os gastos de financiamento, a empresa obteria uma variação positiva de 50% nos resultados disponíveis para o acionista caso conseguisse o contrato, e uma variação negativa dos mesmos 50% caso não conseguisse renovar o contrato.

Esta variação levaria, também, a que empresa se tornasse relativamente menos ou mais alavancada face ao ano anterior.

Ficheiros em anexo

Eduardo Ribeiro

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email