Skip to main content
29 maio 2018
Follow Us

Precisa de traduzir fórmulas? Saiba como.

Por vezes, somos confrontados com a necessidade de traduzir as fórmulas do Excel de português para inglês ou vice-versa. As ferramentas do Office têm uma série de Suplementos que podemos instalar nos nossos computadores para facilitar o trabalho. É o caso deste suplemento chamado “Functions Translator”.

Como o nome sugere, traduz as funções e fórmulas do Excel entre várias línguas. Para obter este suplemento deve seguir os seguintes passos:

Abrir um novo livro e no separador «Inserir», grupo «Suplementos» clique no comando «Loja» e abra a caixa na Loja Office.

ft1

Nesta caixa, poderá fazer a pesquisa por categoria, de acordo com as categorias definidas, ou na caixa de pesquisa, se procura algo mais específico. Repare-se que LOJA está a bold, o que significa que esse separador é o que está selecionado. Contudo, podemos navegar pelos outros, se necessário.

ft2

Alguns destes suplementos são grátis, outros têm o aviso de que poderá ser necessária uma compra adicional e há ainda os que são pagos. No nosso caso, o suplemento que escolhemos é gratuito e está na categoria dos Utilitários. Depois de selecionado é só carregar no botão verde e abre-se a seguinte caixa no Excel:

ft3

Desta forma, é criado mais um grupo onde ficará guardado este suplemento, depois de clicarmos no OK.

Verificar a instalação

Se clicarmos no comando «Os Meus Suplementos» abre-se novamente a caixa, e podemos verificar que o suplemento faz parte da nossa escolha.

 ft4

Usar o Suplemento

Conforme vimos, no grupo como nome do suplemento, temos dois comandos para ativar: “Reference” e “Translator”. Ao clicar num deles, abre-se um painel à direita da folha, semelhante ao painel de Ajuda e aos painéis de formatação de gráficos ou das tabelas dinâmicas, por exemplo.

ft5

No comando «Reference» podemos, então, escolher as categorias das funções na respetiva caixa, bem como ordená-las por ordem alfabética.

Em «Dictionary» podemos inserir parte do nome da função e vão sendo sugeridas as várias funções.

ft6

No comando «Translator» temos de escrever a fórmula e clicar no botão de direção da tradução.

ft7

Se por alguma razão tivermos necessidade de usar outras linguagens de e para traduzir, podemos clicar na roda dentada (canto inferior direito) e abrir a caixa das «Preferences». Também podemos ficar a conhecer as características do suplemento ou utilizar as várias opções do «Support». Para voltar para o tradutor é só clicar na seta do canto superior esquerdo.

Por fim, podemos atualizar o suplemento ou cada uma das ações disponíveis a partir da abertura da seta.

ft8

Em algumas vezes, este suplemento já me foi útil porque nem sempre a tradução “sai” à primeira, principalmente quando estamos habituados às fórmulas em português.

Espero que também lhe venha a ser útil e deixo o desafio de explorar estes Suplementos, cuja missão é facilitar-nos o trabalho.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email