Skip to main content
22 maio 2018
Follow Us

Sabia que existe o Excel Online? Descubra as semelhanças.

O Excel Online é uma ferramenta que está alojada na nuvem (OneDrive, da Microsoft) e que permite ter uma experiência de trabalho semelhante ao Excel normal, com a vantagem de os ficheiros poderem ser partilhados com outras pessoas e estas poderem aceder-lhes de forma fácil e segura.

O OneDrive é um produto de armazenamento e partilha de ficheiros, ao qual podemos aceder de qualquer lugar. Como está integrado no Office e pré-instalado no Windows, facilita a utilização do Excel de forma colaborativa.

Vamos então ver as principais semelhanças entre o Excel Online e o Excel que temos instalado no computador.

Apesar de serem muitas as semelhanças, a primeira e mais óbvia diferença está na apresentação do ambiente de trabalho. Todos reconhecemos o ambiente de trabalho do Excel, entre as imagens abaixo.

 exol1

exol2

 

O Excel Online tem praticamente as mesmas áreas principais no friso e, dentro de cada separador, comandos iguais ou parecidos aos que encontramos no Excel. Igualmente, o Excel Online suporta, também, a maioria dos tipos de ficheiros:

  • Ficheiros de livros do Excel (. xlsx)
  • Ficheiros de livros do Excel 97-2003 (. xls). Nota: quando abrir este formato de ficheiro, Excel Online irá convertê-lo para um ficheiro. xlsx mais recente. Sempre pode transferir o original ao aceder a ficheiro > informações > versões anteriores.
  • Ficheiro de livro binário do Excel (. xlsb)
  • Ficheiro de Folha de Cálculo do OpenDocument (.ods)
  • Livro do Excel com permissão para macros (.xlsm). É possível abrir livros neste formato, mas as macros não são executadas em janelas do browser.

No entanto, normalmente, os ficheiros em formato .csv não são suportados e aqui reside outra diferença.

Uma semelhança diz respeito às células, incluindo os seus valores, as células intercaladas e a descrição geral do conteúdo. Por seu lado, os cálculos e as definições de cálculo, são semelhantes. A formatação de células e dos intervalos de células e dos formatos dos números são exibidos no friso e funcionam também de forma semelhante no Excel Online e no Excel. Já que falamos em formatação, podemos incluir nas semelhanças a Formatação Condicional e as suas regras, barras de dados, escala de cores e ícones.

exol3

Quanto à utilização de gráficos, tabelas e tabelas dinâmicas existe, igualmente, semelhança com o modo como o fazemos no Excel. Exceção feita aos gráficos dinâmicos, que não são suportados. As tabelas do Excel, incluindo dados, títulos de coluna e total de linhas são exibidas na janela do Excel Online tal como são exibidas no Excel. Também podemos inserir uma tabela dinâmica e usar a Lista de Campos para explorar e alterar a visualização dos dados em função dos nossos objetivos.

exol4

Por fim, vamos falar sobre funções sou fórmulas, se preferirem. A maioria das funções do Excel Online funcionam como no Excel, no entanto existem funções que têm um comportamento diferente. Por exemplo, a função AGORA, devolve a hora e data atuais com o formato de data e hora. No entanto, existe uma pequena diferença na apresentação dos valores.

No Excel online, devolve a data e hora do servidor.

exol5No Excel, devolve a data e hora do computador.

exol6

O mesmo se poderá passar, por exemplo, com a função HOJE, devolvendo os valores do servidor ou do computador.

Como se percebe, existem diferenças e semelhanças entre as duas ferramentas, tendo cada uma argumentos válidos para poder ser utilizada como ferramenta de trabalho. Tudo o que tem a fazer é criar uma pasta de trabalho e começar a explorar sozinho ou com colegas e/ou colaboradores as capacidades do Excel Online. E não se preocupe, o seu trabalho é salvo automaticamente.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email