Skip to main content
03 abril 2018
Follow Us

O poder do Gráfico de Cascata

Quando pretendemos mostrar dados de forma sintetizada e apelativa, devemos utilizar um gráfico. Os gráficos são uma ferramenta poderosa para a comunicação dos dados que estão “presos” nas folhas de cálculo do Excel, permitindo rapidamente estabelecer uma relação entre eles e perceber o seu significado.

Neste artigo, iremos abordar a utilidade do Gráfico de Cascata. Este gráfico é um dos novos gráficos do Excel 2016 e é útil para entender como um valor inicial (por exemplo, o valor de stock inicial) varia em função de valores positivos e negativos.

Por norma, a coluna do valor inicial inicia-se no eixo horizontal e as restantes colunas vão “flutuando” conforme os seus valores. Por esta razão, a aparência do gráfico justifica que seja também conhecido como gráfico de ponte.

Nestes gráficos, as colunas têm cores diferentes, de acordo com os valores positivos (ou de aumento), os valores negativos (ou de diminuição) e os valores definidos como totais.

Os gráficos de cascata são uma ótima opção:

  • quando houver alterações em séries de tempo ou de categorias diferentes;
  • para identificar as principais alterações que contribuem para o valor total;
  • para seguir o lucro anual da empresa, mostrando as várias fontes de receita e de despesa;
  • para perceber a evolução do número de funcionários da empresa num determinado período (por exemplo, um ano);
  • para visualizar fluxos de caixa.

No nosso exemplo, pretendemos criar um gráfico que mostrasse a evolução dos resultados de uma determinada empresa do ano 2016 para o ano 2017, através da sua demonstração de resultados. Assim, as colunas a verde representam os aumentos (entradas de dinheiro) e as colunas a vermelho as diminuições (saídas). As colunas a azul representam o valor inicial (resultado líquido 2016) e o valor final (resultado líquido 2017), permitindo estabelecer, assim, uma visualização quantificada das rúbricas. De notar que a coluna dos resultados de 2017 teve foi definida como total, uma vez que representa o total do conjunto de rúbricas apresentadas. Desta forma, esta coluna não fica a flutuar.

cascata1

Para formatar esta coluna (ou quaisquer outras que representem totais ou subtotais), devemos selecionar o ponto de dados, clicando duas vezes na respetiva coluna para abrir a caixa de formatação dos pontos de dados. Devemos ter em atenção para não selecionar as várias colunas referentes ao mesmo ponto de dados (se só clicarmos uma vez é o que acontece), mas sim apenas a que interessa. Ao fazê-lo abre-se a caixa «Formatar Ponto de Dados», conforme figura abaixo. Depois só temos de clicar na caixa «Definir como Total», para os dados ficarem “presos” ao eixo horizontal.

cascata2

Esta ação também pode ser feita através do botão direito do rato, logo que a coluna esteja selecionada.

cascata3

O Excel tem à disposição do utilizador vários tipos de gráficos para que possa escolher o mais adequado aos seus dados e “transformar” os seus dados de forma a comunicar eficazmente a mensagem que queremos transmitir.

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email