Skip to main content
07 agosto 2017
Follow Us

Como usar linhas de tendência para previsão de dados

Quando reunimos dados antigos e os usamos para projetar resultados futuros, estamos a fazer a preparação para a análise de tendências. Uma linha de tendência está sempre associada a uma série de dados, mas uma linha de tendência não representa os dados dessa série. Em vez disso, uma linha de tendência é usada para representar tendências em dados existentes ou previsões de dados no futuro. O Excel permite exibir dados através de um gráfico e acrescentar uma ou mais linhas de tendência para projetar como esses dados poderão ficar no futuro.

Podemos adicionar uma linha de tendência a um gráfico 2D que não seja empilhado, incluindo gráficos de área, de barras, de colunas, de linhas, de cotações, de dispersão e de bolhas. No entanto, não podemos adicionar uma linha de tendência a um gráfico empilhado, 3D, de radar, circular, de superfície ou em anel.

O que são linhas de tendência?

As linhas de tendência são técnicas de representação gráfica, usualmente utilizadas em análises técnicas no mercado de ações, pois permitem identificar as tendências nesse mercado, auxiliando as tomadas de decisão. Em termos técnicos, pode-se dizer que as linhas de tendência são retas traçadas a partir dos topos (máximos significativos) ou fundos (mínimos significativos) de um gráfico, sendo necessária a existência de, no mínimo, três pontos. Porquê? Porque com três pontos temos um nível mínimo de coincidência.

A regra dos três pontos confirmam a existência de uma Linha de Tendência válida.

Quatro pontos e a reta é claramente válida e de grande consistência e assim sucessivamente. Com as linhas, torna-se possível gerar os canais de tendência, importantes ferramentas para a elaboração das estratégias de longo e curto prazo. As linhas podem ser:

  • ascendentes, quando o mercado tende a subir,
  • descendentes, quando a tendência é de queda e
  • estacionárias (ou horizontais) nos casos em que o mercado tende a permanecer estagnado.

Podem ainda ajudar na identificação de inversões de tendências.

Aprender sobre previsão e exibição de tendências em gráficos

As linhas de tendência são usadas para exibir graficamente tendências em dados e para ajudar a analisar problemas de previsão. Tal análise também é chamada de análise de regressão. Usando a análise de regressão, podemos esticar uma linha de tendência para além dos dados reais para prever valores futuros. Por exemplo, o gráfico a seguir usa uma linha de tendência linear simples. Esticamos a linha para 3 períodos (meses) à frente, para mostrar claramente uma tendência de aumento das vendas.

LT1

Se quisermos visualizar a média móvel, verificamos o ajustamento das flutuações nos dados e a apresentação do padrão ou a tendência de forma mais clara.

LT2

Se alterarmos o gráfico para um gráfico que não suporta a linha de tendência associada, esta não é exibida no gráfico. O mesmo acontece, também, quando alteramos o modo de exibição de uma tabela dinâmica ou de um gráfico dinâmico.

LT3.1

Escolhendo o tipo correto de linha de tendência para os seus dados

O tipo de dados que temos é que determina o tipo de linha de tendência a ser usado. Uma linha de tendência é mais precisa quando seu Valor de R-quadrado é mais próximo de 1. Quando escolhemos outra linha de tendência, o Excel calcula automaticamente o valor de R-quadrado. Esse valor pode ser exibido no gráfico.

LT5

No Excel, podemos escolher qualquer um destes seis tipos diferentes de tendências ou de regressões:

  • linhas de tendência lineares,
  • linhas de tendência logarítmicas,
  • linhas de tendência polinomiais,
  • linhas de tendência de potência, 
  • linhas de tendência exponenciais ou
  • linhas de tendência de média móvel.

Linhas de tendência lineares

Uma linha de tendência linear é uma linha reta de melhor ajuste usada com conjuntos de dados lineares simples. Seus dados serão lineares se o padrão nos pontos de dados se parecer com uma linha. Uma linha de tendência linear geralmente mostra que algo está aumentando ou diminuindo com uma taxa constante. No exemplo a seguir, uma linha de tendência linear ilustra que as vendas do Produto A aumentaram de modo consistente em um período de dez anos. Observe-se que o valor de R-quadrado é 0,9904, que é um bom ajuste de linha para os dados.LT6

Linhas de tendência logarítmicas

Uma linha de tendência logarítmica é uma linha curva de melhor ajuste, usada quando a taxa de alteração nos dados aumenta ou diminui rapidamente e depois se estabiliza. Uma linha de tendência logarítmica pode usar valores negativos e positivos. O exemplo a seguir usa uma linha de tendência logarítmica para ilustrar o aumento das vendas do Produto A para 5 períodos de tempo. Observe-se que o valor de R-quadrado é 0,8729, que é um ajuste relativamente bom da linha para os dados.

LT7

Linhas de tendência polinomiais

Uma linha de tendência polinomial é uma linha curva usada quando os dados flutuam. É útil, por exemplo, para analisar ganhos e perdas em grandes conjuntos de dados. A ordem da polinomial pode ser determinada pelo número de flutuações nos dados ou por quantas dobras (picos e vales) aparecem na curva. Uma linha de tendência polinomial de ordem 2 geralmente só possui um pico ou vale. A ordem 3 geralmente possui um ou dois picos ou vales. A ordem 4 geralmente possui até três picos ou vales. O exemplo a seguir mostra uma linha de tendência polinomial de Ordem 2 (um pico) para ilustrar a relação entre vendas e stocks. Observe que o valor de R-quadrado é 0,8818, que é um relativamente bom ajuste da linha para os dados.

LT8

Linhas de tendência de potência

Uma linha de tendência de potência é uma linha curva que é usada com conjuntos de dados que comparam medidas que aumentam numa taxa específica — neste exemplo, a produção de peças por hora. As linhas de tendência de potência não aceitam dados com valores zero ou negativos. No exemplo a seguir, a linha de tendência de potência demonstra claramente o aumento de produção. Observe que o valor de R-quadrado é 0,9996, que é um ajuste quase perfeito da linha para os dados.

LT9.1

 

Linhas de tendência exponenciais

Uma linha de tendência exponencial é uma linha curva usada quando os valores de dados sobem ou caem com taxas de aumento constante. Esta uma linha de tendência, também, não aceita dados com valores zero ou negativos. No exemplo a seguir, uma linha de tendência exponencial é usada para ilustrar a quantidade decrescente do custo de produção do produto C em um objeto de acordo com seu envelhecimento. Observe que o valor de R-quadrado é 0,990, significando que a linha se ajusta aos dados quase perfeitamente.

LT11

Linhas de tendência de média móvel

Uma linha de tendência de média móvel suaviza flutuações em dados para mostrar um padrão ou tendência mais claramente. Uma média móvel usa um número específico de pontos de dados (definido pela opção Período), determina a média e usa o valor da média como um ponto da linha. Por exemplo, se Período for definido como 2, a média dos primeiros dois pontos de dados será usada como o primeiro ponto na linha de tendência da média móvel. A média do segundo e terceiro ponto de dados será usada como o segundo ponto na linha de tendência etc. No exemplo a seguir, uma linha de tendência de média móvel mostra um padrão no número de unidades do produto D vendidas num período de 6 meses.

LT12

Em conclusão, como disse Peter Drucker, para muitos considerado o pai da gestão moderna, «a melhor forma de prever o futuro é criá-lo».

Ficheiros em anexo

Vasco Nogueira

Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email