Skip to main content
12 abril 2017
Follow Us

Das fórmulas do Excel à linguagem DAX

DAX significa Data Analysis Expressions e é um conjunto de expressões e operadores que se parecem bastante com as fórmulas do Excel. Podemos utilizar expressões DAX no suplemento Power Pivot do Excel, no Power BI Desktop e no SQL Server Analysis Services para construir indicadores, rácios, destacar informação de gestão, analisar resultados em função de critérios temporais e aceder a todo um conjunto de ferramentas de business intelligence.

O que é realmente interessante na linguagem DAX, na minha opinião, é a sua capacidade para construir medidas calculadas a partir de informação incompleta ou a partir de modelos de dados que relacionam diversas fontes de informação em simultâneo.

Suponha que pode aceder à informação transacional da sua empresa, como por exemplo aos dados referentes a vendas, faturas emitidas com detalhe por cliente, produto, etc. Suponha que pretende analisar o desempenho comercial da sua empresa com base nestes dados - que normalmente estão armazenados num sistema de faturação, no ERP ou noutra base de dados – e compará-los com um orçamento que foi elaborado num ficheiro Excel.

Como está a recolher informação a partir de duas fontes diferentes, uma base de dados e um ficheiro Excel, precisa de um modelo de dados que relacione estas duas fontes como se de uma única fonte de informação se tratasse. Com a linguagem DAX pode construir medidas calculadas que comparem o desempenho previsto em orçamento com o desempenho real.

Por exemplo, poderá criar um indicador de desvios que divida a diferença entre os resultados reais e orçamentados pelos valores orçamentados. Genericamente, algo do género:

desvio

O valor dos desvios será calculado a partir de duas fontes de informação diferente. Na verdade, esse valor não está armazenado em nenhuma das fontes de informação, ele é calculado “on the go”, isto é, o desvio é calculado no momento em que o apresentamos numa tabela, gráfico, cartão, mapa ou outra visualização.

A linguagem DAX permite fazer muito mais do que esta simples operação matemática. Na verdade, é possível construir medidas que agreguem informação, analisem texto, datas e realizem testes lógicos.

É possível analisar as margens geradas por clientes “estratégicos” acumuladas até à data deste ano e compará-las com as margens dos mesmos clientes no ano imediatamente anterior – em função do critério que utilizarmos para definir exatamente o que significa “clientes estratégicos”.

Podemos definir indicadores críticos de sucesso, comparar informação de marketing com informação financeira, descobrir o “sentimento” dos nossos seguidores nas redes sociais e conceber algoritmos que nos indiquem a probabilidade de um visitante do nosso website se tornar num cliente.

Linguagem DAX para utilizadores do Excel

Este novo mundo de abundância de informação estruturada e não-estruturada, interna e externa à organização, não será facilmente acessível para todos. Não porque a linguagem DAX e as tecnologias em que se apoia sejam difíceis de aprender, mas porque a resistência humana nos condiciona a um “certo modo de trabalhar”.

Para os utilizadores de Excel, mesmo os mais experientes, a linguagem DAX coloca alguns desafios, dos quais destaco os seguintes:

  • A informação já não está em células, mas antes em tabelas e campos,
  • Existem expressões DAX que não resultam em valores, mas em tabelas, o que implica que não possam ser utilizadas individualmente, mas como argumentos de outras expressões DAX que requerem tabelas como argumentos,
  • Os resultados de determinadas expressões DAX são voláteis porque dependem do contexto em que são executadas.

Aprender a linguagem DAX

Se pretende obter uma boa introdução a esta linguagem, a minha sugestão é consultar a referência a partir do site da Microsoft. Outra boa opção, será obviamente participar numa das nossas ações de formação presencial ou online!

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email