Skip to main content
20 dezembro 2016
Follow Us

Análise Financeira: do Excel ao Power BI

Aproveitando os rácios financeiros produzidos pela nossa aplicação Análise Financeira em Excel, juntámos alguns indicadores operacionais de exemplo e criámos um modelo de dados com um relatório interativo no Power BI. No final deste artigo poderá descarregar gratuitamente o ficheiro com este relatório e ligá-lo aos seus próprios ficheiros.

A informação financeira, apesar de fundamental para a tomada de decisões de gestão, é limitada. Para uma visão mais aprofundada e relevante, é cada vez mais crucial recorrer a informação não-financeira.

A narrativa por detrás dos números é tão ou mais importante do que os próprios números.

Como provavelmente já sabe, o Power BI é a tecnologia ideal para recolher dados de diversas fontes criando modelos de dados que permitem que todas as fontes se relacionem entre si como se de uma única base de dados se tratasse.

Então, suponha que o seu sistema contabilístico armazena todos os dados financeiros numa base de dados e que outra informação, como os dados do orçamento, a informação comercial, geográfica, entre outras, está espalhada por uma série de ficheiros adhoc.

Para analisar conjuntamente todas estas fontes de informação necessita de um modelo de dados que atualize os relatórios e dashboards produzidos sempre que as origens de dados se alterem. É precisamente o que demonstramos - numa versão muito simplificada, note-se abaixo.

Aqui fica uma amostra do relatório na sua versão Web:

 

Ficheiros em anexo


Assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu email