terça, 26 maio 2015 14:43

O que são clusters?

Escrito por 

A ideia de que a cooperação é mais vantajosa para as empresas do que a competição não é recente. Promover dinâmicas de cooperação é uma estratégia que permite às empresas alcançarem sinergias que dificilmente se desenvolveriam se trabalhassem isoladas dos seus parceiros-concorrentes.

Esta cooperação é designada em termos económicos por cluster. Um cluster é constituído por empresas que estão ligadas através de relações empresariais numa determinada região. As relações entre as empresas podem ser verticais ou horizontais.

A concentração geográfica de empresas que operam no mesmo setor mostra-se vantajosa na medida que promove a inovação e a competitividade. Mas, a formação de clusters apresenta mais vantagens. A integração num cluster é muitas vezes um meio para que as PME alcancem economias de escala que de outra forma não estariam ao seu alcance. Esta ideia é consistente com a ideia que está na base da formação de clusters, isto é, a formação de alianças estratégicas entre empresas que desenvolvem a sua atividade no mesmo setor, independentemente da posição que ocupem, reduz a incerteza inerente ao negócio e traduz-se em ganhos comuns maiores do que os ganhos individuais que poderiam obter.

A formação de clusters pode ocorrer através de relações verticais, em que se destacam alianças estratégicas na ótica fornecedor-cliente.

Existe ainda a formação de clusters em relações horizontais, ou seja, entre pares. A concentração geográfica de rivais permite a adoção de estratégias de cooperação entre si, onde se destaca a cooperação a nível tecnológico.

As vantagens competitivas do cluster estão relacionadas com o fácil acesso a fornecedores de componentes, ao desenvolvimento de canais de informação privilegiados, à captação de mão-de-obra especializada, ao desenvolvimento de curvas de aprendizagem mais curtas e também ao desenvolvimento e acesso à tecnologia.

Existem clusters reconhecidos a nível internacional que estão presentes na memória de todos. Falamos de Silicon Valley, que é um cluster de tecnologia de informação, onde estão sediadas empresas como a Apple e a Google. Hollywood é outro cluster muito reconhecido por ser a base da indústria cinematográfica.

Em Portugal, destacamos o cluster dos colchões, localizado em São João da Madeira. Também na região norte do país está localizado o cluster português do calçado.

Fontes:

  • http://www.economist.com/node/14292202
  • http://www.iapmei.pt/iapmei-bcpartigo-01.php?temaid=17
Ercília Bastos

Ercília Bastos é licenciada em Gestão e membro da Ordem dos Economistas. É formadora profissional e mestranda em Gestão pela UPT. Tem um gosto especial pela escrita e desenvolve esta atividade em paralelo com a sua atividade profissional.

  1. Comentários (1)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (1)

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá, bom dia Ercília,
Bom artigo... Por acaso vc tem algo sobre quais redes de supermercados que utilizam o conceito cluster??? Poderia me ajudar??? Obrigada

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location