quarta, 18 fevereiro 2015 10:15

Frank e Lillian Gilbreth, os pioneiros da produtividade

Escrito por 

Frank Bunker Gilbreth (1868 – 1924), nascido em Fairfield, Maine, ao lado de sua esposa, Lillian Evelyn Moller Gilbreth (1878 –1972), contribuiu com as bases do Taylorismo e deu significativos passos para um aprofundamento nas noções de estudos de tempos e movimentos – uma forma de enxergar a otimização do tempo e processos para simplificar tarefas e promover a produtividade.

Os resultados do trabalho do casal Gilbreth têm notório reconhecimento acadêmico e profissional, tendo até mesmo um filme que reconta os passos deles (Papai Batuta, ou Cheaper by the Dozen, do original, de 1950).

Um aprofundamento nas ideias de Frank e Lillian Gilbreth

Em todas as etapas de sua vida, Frank Gilbreth já mostrava interesse na otimização de tempo e produtividade desde os tempos de empreiteiro. À época, ele buscava soluções desse tipo, enquanto Lillian Gilbreth fazia um profundo estudo nos hábitos e produções industriais de todos os cantos, em busca de dados sólidos para ajudar nas resoluções propostas por Frank.

O resultado se fez na forma da Gilbreth Inc., empresa fundada pelos Gilbreth e que já focava os seus esforços de otimização em outros empreendimentos.

Taylor, autor do Taylorismo, serviu de inspiração para que os Gilbreth reforçassem suas ideias. Frank menciona, inclusive, o desperdício de produtividade humana e cita que, como elemento de solução à equação, era necessário o desenvolvimento de um estudo que envolvesse a racionalização dos movimentos que eram realizados durante a execução das tarefas de determinadas profissões.

Especialista em psicologia, Lillian auxiliava Frank em toda a parte comportamental, como a fadiga – grande ponto de preocupação do casal – e, justamente por isso, acabaram por produzir e publicar uma série de artigos e estudos complementares que permeavam, com muita dedicação e dados empíricos, métodos aprimorados da rotina de trabalho para que cuidassem da fadiga e, consequentemente, a sua minimização.

Obras de Frank e Lillian Gilbreth

Juntos, Frank e Lillian Gilbreth escreveram:

  • A Primer of Scientific Management (1911)
  • Fatigue Study (1916).

Em todas as suas obras, o casal Gilbreth, como assim ficaram conhecidos, contribuíram para os ensinamentos da administração.

Jeniffer Elaina

Jeniffer Elaina é formada em Marketing e com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Trabalha como Editora Web. Sua maior paixão é poder aproveitar as novas tecnologias para aprender e compartilhar o seu conhecimento.

  1. Comentários (0)

  2. Faça o seu comentário

Comentários (0)

Ainda não existem comentários a este artigo

Deixe os seus comentários

  1. A comentar como convidado. Registe-se ou faça login para aceder à sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Share Your Location