Os resultados do trabalho do casal Gilbreth têm notório reconhecimento acadêmico e profissional, tendo até mesmo um filme que reconta os passos deles (Papai Batuta, ou Cheaper by the Dozen, do original, de 1950).
Um aprofundamento nas ideias de Frank e Lillian Gilbreth
Em todas as etapas de sua vida, Frank Gilbreth já mostrava interesse na otimização de tempo e produtividade desde os tempos de empreiteiro. À época, ele buscava soluções desse tipo, enquanto Lillian Gilbreth fazia um profundo estudo nos hábitos e produções industriais de todos os cantos, em busca de dados sólidos para ajudar nas resoluções propostas por Frank.
O resultado se fez na forma da Gilbreth Inc., empresa fundada pelos Gilbreth e que já focava os seus esforços de otimização em outros empreendimentos.
Taylor, autor do Taylorismo, serviu de inspiração para que os Gilbreth reforçassem suas ideias. Frank menciona, inclusive, o desperdício de produtividade humana e cita que, como elemento de solução à equação, era necessário o desenvolvimento de um estudo que envolvesse a racionalização dos movimentos que eram realizados durante a execução das tarefas de determinadas profissões.
Especialista em psicologia, Lillian auxiliava Frank em toda a parte comportamental, como a fadiga – grande ponto de preocupação do casal – e, justamente por isso, acabaram por produzir e publicar uma série de artigos e estudos complementares que permeavam, com muita dedicação e dados empíricos, métodos aprimorados da rotina de trabalho para que cuidassem da fadiga e, consequentemente, a sua minimização.
Obras de Frank e Lillian Gilbreth
Juntos, Frank e Lillian Gilbreth escreveram:
- A Primer of Scientific Management (1911)
- Fatigue Study (1916).
Em todas as suas obras, o casal Gilbreth, como assim ficaram conhecidos, contribuíram para os ensinamentos da administração.